Uma carga de 190 respiradores deve desembarcar na Bahia ainda nesta semana. É o que espera Fábio Vilas Boas, secretário de Saúde do Estado. A expectativa é que o primeiro lote chegue nesta quarta (20).
“Amanhã receberemos 160 respiradores, é uma excelente notícia. Ou traremos no avião da FAB, se a Força Aérea conseguir viabilizar, ou em um avião fretado que estamos alugando. Também essa semana receberemos 30 respiradores comprados na China”, disse em entrevista para a TV Bahia.
Fábio Vilas-Boas revelou que a programação é instalar 1.300 novos leitos de UTI na Bahia.
“Temos programado para o estado da Bahia inteiro, incluindo os leitos de Salvador, mais de 1.300 novos leitos de UTI. Até o presente momento, temos 530 leitos operacionais. E todos os dias estamos abrindo novos leitos de UTI. A situação no interior é mais folgada, temos leitos sobrando. Aqui em Salvador, de fato, estamos chegando próximo ao limite de saturação. Os limites são pontuais, são diários. Hoje mesmo, à noite, vamos abrir mais leitos no Hospital Espanhol, durante o dia vamos abrir mais 20 leitos no Hospital Ernesto Simões Filho”, acrescentou Vilas-Boas.
A expectativa é que outros tipos de equipamentos cheguem nesta semana no estado.
“Hoje vamos receber 100 monitores que mandamos buscar em aviões do governo em Minas Gerais. No fim de semana está programado chegar 750 equipamentos alemães, da Dräger, comprados na Inglaterra. Nossa dificuldade é vencer a terça, a quarta, a quinta. Cada dia que passa, matamos um leão para abrir novos leitos. A partir da próxima semana, com a inauguração da Fonte Nova, que vai ser uma unidade com 100 novos leitos de UTI e 140 de enfermaria, além da expansão dos leitos do Hospital Espanhol, a situação de Salvador volta a ser relativamente controlada”, pontuou.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias