Saiba como surgiu a tradição do Dia de Finados

Todo ano, milhões de pessoas aproveitam o dia 2 de novembro para visitar os túmulos de seus parentes e amigos. No Brasil, a data foi oficializada como feriado nacional apenas em 2002, mas a comemoração católica é, evidentemente, muito mais antiga.

A oração pelos que já morreram é uma prática de várias religiões e que o cristianismo manteve. Documentos e monumentos dos primeiros séculos da nossa era já testemunhavam a prática entre os cristãos.

Há túmulos cristãos dos séculos II e III que trazem orações pelos falecidos ou inscrições como: “Que cada amigo que veja isso reze por mim”.

 No século seguinte, tornou-se obrigatório em toda a Igreja que cada comunidade dedicasse um dia à oração pelos mortos. Foi só no século XIII que o dia 2 de novembro foi universalizado para toda a Igreja latina como o dia especialmente dedicado a isso.

O nome oficial da celebração, na Igreja Católica, é Comemoração dos Fiéis Defuntos. A Igreja Ortodoxa e as comunidades católicas do Oriente não o celebram no dia 2 de novembro, mas em várias ocasiões durante o ano, geralmente no sábado. Anglicanos e algumas outras ramificações do protestantismo também celebram o dia. A comemoração geralmente é rechaçada pelas denominações cristãs que não admitem a oração pelos mortos.


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh