O maior testemunho da emancipação política de Ipiaú

Vereador Cláudio Nascimento

O mais importante documento da historia oficial de Ipiaú é o Livro de Atas cujo Termo de Abertura tem data em 2 de dezembro de 1933 e registra a posse do prefeito nomeado Antônio Augusto Sá e consequentemente a instalação do município, então com a denominação de Rio Novo.

“É o maior testemunho da nossa emancipação política”, salienta o vereador Claudio Nascimento que defende a preservação do livro para a posteridade e por conta disso providenciou fazer o seu tombamento como patrimônio histórico. A digitalização do livro já foi providenciada para tornar mais fácil aos pesquisadores o acesso aos relatos ali contidos.

O velho livro onde estão contidas as atas de posse dos prefeitos e vereadores até a instalação da segunda gestão da prefeita Maria das Graças em 1 º de janeiro de 2021, deverá ser guardado num lugar seguro para que sua integridade não sofra nenhum dano.

Um novo Livro de Atas foi aberto e servirá para registrar os atos oficiais de posse dos futuros prefeitos e vereadores a partir de 1 º de janeiro de 2025, assim como os demais atos institucionais do município.

No livro antigo onde constam as assinaturas do prefeito Antonio Augusto Sá e dos membros do Conselho Consultivo do Município de Rio Novo, espécie de antecedente da Câmara Municipal, também está inserida a mensagem em que o Capitão Juracy Montenegro Magalhães, interventor federal no exercício de governador da Bahia, autoriza a instalação da Prefeitura de Rio Novo .

Esse Conselho Consultivo, instalado em 22 de abril de 1934, esteve assim constituído: Aníbal Azevêdo (Presidente) ; Antonio Souza Brandão e Perminio José Barreto (Membros).

No verso da capa do livro consta a foto das personalidades presentes no ato da instalação do município

A Primeira Câmara Constitucional, ou seja, eleita pelo voto do povo, foi instalada no dia 20 de maio do ano de 1936.

A solenidade foi presidida pelo Pretor Eleitoral, Alberto José Pinto, e reuniu grande numero de cidadãos, representativos de todas as classes sociais.

Na mesma ocasião foi empossado o primeiro prefeito eleito, Leonel Dias de Andrade. Fizeram parte da primeira legislatura os seguintes vereadores: Licurgo di Araújo ( Presidente), Antonio Araponga( 1º Secretário), Antonio Motta Bittencourt (2º Secretário), Francelino Gualberto da Silva, Jovino Astré Palma, Lotavino de Almeida Ribeiro e Antonio Nunes Pacheco.
(José Américo Castro/ASCOM- Câmara Municipal de Ipiaú)


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


LEIA TAMBÉM

0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh