José Américo comenta pesquisas eleitorais em Ipiaú e lembra de Joanito, a Máquina em Ripa na Chulipa

 

Ripa na Chulipa

Pelo jornalista José Américo Castro

Rebuliço
A pesquisa de intenção de votos divulgada recentemente pelo jornal A TARDE causou rebuliço em Ipiaú. Os que não pontuaram favoráveis contestaram veementemente o que foi exposto. Quem está na frente, no caso a prefeita Maria das Graças (PP), candidata à reeleição, pensa diferente. Segundo a pesquisa, ela lidera a corrida eleitoral no município, com 52% das intenções de voto, seguida por Alipinho (MDB), com 22%, e Deraldino (DEM), com 12%. Maria assegura que a consulta popular mostra o prestigio de cada candidato junto ao eleitorado e arremata: “A maioria da população reconhece o trabalho que estamos desenvolvendo. São 86 obras e inúmeras outras realizações voltadas ao progresso e bem-estar da família ipiauense”

Manipulação
Alipinho, candidato do MDB, admite que Maria lidera a competição, mas garante que a vantagem não é tão grande como foi divulgada. ” É sabido que faz tempo que o grupo da prefeita e candidata queria divulgar uma pesquisa, mas os números verdadeiros eram ruins, pois mostrariam apenas 10 pontos à nossa frente, e o candidato Deraldino não teria chance de competir, o que levaria os eleitores dele, que na grande maioria rejeita a atual prefeita, a votar no 15, fato natural em campanhas, o chamado voto útil”.

Resistência

A reação de Deraldino foi igual “injeção na veia”, bateu no âmago do grupo favorito. Bradou contra o que a pesquisa diz do seu alto índice de rejeição: “Talvez, por nunca me aliar e jamais concordar com esses desmandos, descasos e escândalos desse grupo, nunca nem sequer uma fotografia feita ao lado deles, é que se justifica ter uma parte da população da nossa terra que tenha resistência política a nossa pessoa, pelas nossas posições e afirmações”.

Telhado
Neste comentário o candidato se coloca como paladino da moralidade, sem mancha ou pecado, jogando pedra e esquecendo a máxima do “telhado de vidro”.

Do lado de baixo
Como foi citada a inexistência da tal fotografia e sabendo da sátira de que “não existe pecado do lado de baixo do Equador”, vamos dando mais um pitaco: Dera é coisa séria, totalmente diferente do seu antigo apoiador, Geddell Vieira Lima que foi condenado a 14 anos e 10 meses pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Geddel foi preso em setembro 2017, após a Polícia Federal encontrar malas contendo R$ 51 milhões em um apartamento atribuído a ele, na capital baiana.

Outra pesquisa
Na campanha eleitoral de 2016, a empresa Gasparetto Pesquisas e Estatística Ltda, no mês da eleição, divulgou uma pesquisa sobra a tendência de votos para a Prefeitura de Ipiaú, então disputada por Maria das Graças e Cleraldo Andrade. A previa apontou que que Maria (PP) estava com 49,05% das intenções de votos, contra 33,0 % para Cleraldo Andrade (DEM).O resultado das urnas superou as expectativas. Maria obteve 12.790 votos ( 57,79%) enquanto a Cleraldo couberam 9.342 votos ( 42,21%). A diferença entre os candidatos foi de 3.448 votos. As pesquisas geralmente apontam o rumo certo.

Na caixa de fósforo

O agricultor e ex-vereador Antonio Cesário, guarda uma relíquia: a caixa de fósforo cujo rotulo estampa a propaganda política da candidatura de Hildebrando Nunes Rezende, no ano de 1972, à Prefeitura Municipal de Ipiaú. Nessa estratégia de veiculação da imagem do candidato aparecem ainda as figuras do ex-prefeito Euclides Neto e do deputado federal Antonio José, cuja principal base eleitoral era em Vitoria da Conquista. Eles militavam no velho MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Hildebrando que teve como concorrente o capitão Milton Pinheiro, da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) venceu a disputa com 995 votos de frente. Foram 3.465 sufrágios a seu favor contra 2.470 obtidos pelo adversário.

Morotinha América
Depois de pular do PSB, onde está filiado, para o lado de Alipinho, onde o cremosinho é farto; depois de ter sido o primeiro militante na atual campanha a ser conduzido para a Delegacia de Polícia de Ipiaú, sob a acusação de realizar propaganda eleitoral irregular com uma bicicleta adaptada com equipamento de som, o candidato Morotinha, dublê nativo do Capitão América, está novamente em ação com seu santificado escudo de tampa de tanque de plástico.

Joanito: A Máquina
“A Máquina Para Governar Ipiaú”. Com este slogam, adotado na campanha eleitoral de 1982 quando concorreu a prefeito do município, pelo PDS, o jornalista João Rocha Sales, mais conhecido como “Joanito da Gráfica”, ingressou definitivamente no folclore político da cidade. Dos quatro concorrentes à Prefeitura, naquela eleição, Joanito foi o menos votado. Nem por isso sentiu-se derrotado, ao contrário, caiu nas graças do povo e cresceu no anedotário regional.

Num certo comício em que dividiu palanque com Waldemar Sampaio e Miguel Coutinho, os dois outros candidatos da oposição, um cabo eleitoral se prontificou a carregar, em seu cangote, o milionário Miguel. O voluntario se preparava para a missão honrosa, quando Joanito, entendendo ser para ele tamanha cortesia, pulou na montaria e ergueu os braços saudando a multidão.

Apesar do grande entusiasmo Joanito nunca convenceu o eleitorado, nem mesmo quando candidato a vereador. Perdeu eleições, mas preservou a esperança.Acreditava ser um líder carismático e não duvidava das pesquisas que a cada campanha lhe apontam como o favorito ao pleito. Nessas ocasiões em que Joanito era cumprimentado, aplaudido, taxado de “poca-urna”, imbatível.

Ilusão aguçada, maquina lubrificada, ele negociava , propunha conchavos, prometia cargos, benfeitorias, grandes projetos. Imprimia sonhos, reeditava momentos que nunca existiram, mas que realmente lhe faziam feliz. Abriam-se as urnas: os milhares de votos esperados não apareciam. Então ele, sem perder a pose, argumentava que foi garfado. Pouco importava a derrota, a luta continuava. Na próxima eleição estaria mais forte, mais atrevido, mais Joanito.

Com as pernas compridas percorria a cidade para estimular seus instintos de político e mulherengo. Se alguém lhe questionava a idade avançada, a resposta era repentina: “Galo véi quando perde a espora vai é de bico”.


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh