A violência sexual contra crianças e o adolescente pode ocorrer de duas formas: pelo abuso e pela exploração sexual. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o abuso sexual é um ato praticado por uma pessoa que utiliza a sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual e a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro.
Esses dois crimes são disseminados principalmente na internet e os pais precisam ficar atentos a mudanças repentinas nos hábitos de seus filhos
Em entrevista ao IPIAÚ ONLINE, o psicólogo Átila Wesclley (CRP 03/16362) declarou: “as crianças abusadas ou exploradas sexualmente, podem apresentar alguns sinais em seu comportamento seja físico ou psicológico como medo e choro sem motivos, agressividade com o corpo, brinquedos e com outras pessoas, regressão no comportamento voltando a urinar em locais indevidos, alteração do apetite, vômitos e alergias. É fundamental que os pais acompanhem de perto, as atividades das crianças e adolescentes na internet.”
Ainda de acordo com Wesclley “a criança ou o adolescente abusado, precisa de uma rede de apoio multidisciplinar com professores, psicopedagogos, pediatra, psicólogo e a família” finalizou o psicólogo.
O abuso e a exploração sexual interfere na vida social, familiar e afetiva da criança e do adolescente e é necessário denunciar o crime.
Ipiaú Online / Fábio Rodella
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias