Os ovos são uma excelente fonte de nutrientes e podem trazer diversos benefícios à saúde. Aqui estão alguns benefícios dos ovos:
Os ovos são ricos em proteínas de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa. Eles também são uma boa fonte de vitaminas B12, B6, riboflavina e ácido fólico, além de minerais como ferro, zinco e selênio.
É importante lembrar que os benefícios dos ovos podem variar de pessoa para pessoa, e é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para obter orientações personalizadas sobre sua dieta e necessidades nutricionais.
De acordo com a nutricionista Isla Dourado, que atende em Ipiaú, o ovo é um alimento proteico que possui vários nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, e quantidades significativas de vitaminas A, E e do complexo B, além de minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo. Sendo assim, considerado um “alimento completo” para adultos e crianças, pois oferece diversos benefícios para a saúde.
Com o aumento do preço da carne vermelha os brasileiros trocaram por frango, peixe e ovos; em ipiaú uma tabela com 30 unidades de ovos custa em média R$ 26,40 na rede de supermercados do município. Consumir proteína animal regularmente tá pesando no bolso dos ipiauenses.
As proteínas são essenciais para o nosso organismo, pois atua em diferentes mecanismos corporais: Manutenção e reparação muscular, equilíbrio da taxa de síntese proteica do musculo, modulação imunológica entre outros; dessa forma, mesmo que um indivíduo consuma proteínas vegetais, em algum momento provavelmente necessitará de suplementação, alertou a nutricionista Isla Dourado
COMIDAS TÍPICAS JUNINAS
As comidas típicas juninas são deliciosas, mas muitas delas tendem a ser ricas em calorias, gorduras e açúcares. No entanto, vou fornecer algumas informações gerais sobre o valor nutricional de algumas comidas típicas juninas
O milho cozido é uma opção relativamente saudável e é uma boa fonte de fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como magnésio e fósforo. No entanto, vale lembrar que a adição de manteiga, sal e outros ingredientes pode aumentar a quantidade de calorias e gorduras.
Ainda de acordo com Isla Dourado, A base dos alimentos juninos são: milho, amendoins, coco, tapioca entre outros, que são alimentos considerados calóricos, porém com vitaminas, minerais e fibras.
O ideal é não exagerar, e procurar consumi-los de forma natural, evitando excesso de açúcar, gorduras ou alimentos ultra processados.
A canjica por exemplo é rica em calorias, gorduras e açúcares. É importante consumi-la com moderação.
“O valor nutricional das comidas típicas juninas estão diretamente ligado à sua satisfação (risos). Então esse não é um momento para se pensar em calorias ou valor nutricional. Divirta-se e boas festas”, cimentou.
Fábio Rodella / Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias