Ipiaú e região vivem o desafio de se adaptar às mudanças climáticas com aumento de chuvas

 

Águas inundaram Centro de abastecimento de Ipiaú no início do ano / Foto: Ipiaú Online

As consequências das mudanças climáticas no planeta são parte de uma realidade que não pode mais ser ignorada em Ipiaú, bem como na Bahia, no Brasil e no mundo.

O alerta de que as inundações causadas por intensas chuvas seriam cada vez mais frequentes foi deixado por meteorologistas na chuvarada do ano passado, repetindo, na verdade, as previsões que já vinham sendo feitas desde os anos noventa, as quais muitos políticos e parte do empresariado tentaram a todo custo desacreditar de forma egoísta, apenas para preservar seus lucros, virando as costas para a realidade.

Ondas de calor superiores a 40°C na Europa, chuvas torrenciais e deslizamentos de terra na região Sudeste, enchentes no Nordeste,grandes secas ou chuvas com intensidade fora do comum em São Paulo.

Na Travessa do Onório casas com água jorrando pela janela, famílias desabrigadas, a praça do Cinquentenário inundada, a Rua do Sapo se transformando em lagoa e o Centro Comercial José Motta Fernandes tendo que ter um de seus galpões interditados por causa da enchente. Esse é o novo normal.

Em dezembro do ano passado o número de desabrigados pelas chuvas chegava a 250 em Ipiaú

Urgente é que as gestões dos municípios comecem a planejar ações de previsão para esse tipo de evento, já na certeza de que vão acontecer anualmente e não simplesmente cuidar dos estragos de forma paliativa. Uma busca junto aos governos estadual e federal deve ser feita no sentido de que projetos de parceria passem a ser realizados a fim de ampliar a rede de drenagem das águas pluviais.

Situação em Dário Meira é ainda mais preocupante

Em casos como o da cidade de Dário Meira, que uma vez por ano fica submersa, a cobrança pela relocação da área urbana para um outro centro mais seguro, conforme o prometido pelo governador Rui Costa em palanque, precisa ser intensificada.

As lideranças que não ouviram os alertas dos especialistas nos últimos trinta e tantos anos, agora precisam pelo menos começar a constatar a realidade e traçar planos para enfrentar situações que tem afligido com tanta frequência não só as populações mais pobres mas também setores do comércio e serviços, que tem tido suas casas e estabelecimentos inundados e prejuízos incalculáveis.

Ipiaú Online / Celso Rommel


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh