Para marcar a proximidade do dia 18 de maio, quando se comemora nacionalmente o Dia D de Combate ao Abuso Sexual da Criança e do Adolescente, integrantes do CREAS e Conselho Tutelar de Ipiaú participaram em entrevista ao programa Jornal da Nova.
A cada hora uma criança é abusada no Brasil, conforme dados oficiais. De acordo com a psicóloga Amanda Paixão, o CREAS (Centro Especializado de Assitência Social), o problema tem sido algo cada vez mais frequente, inclusive na região de Ipiaú. “Infelizmente a gente tem recebido casos aqui em Ipiaú com muita frequência. Temos toda uma ética para não divulgar nomes mas é preciso falar sobre algumas situações para que a gente alerte a comunidade, lembrando que setenta por centa dos casos acontecem no seio familiar”, comentou.
Também participando do programa, os conselheiros tutelares Anderson Eloy e Dalila Silva informaram que o sigilo na denúncia contra este tipo de violência é absoluto. “Muitas pessoas tem esses crimes como casos de família mas é preciso denunciar para que os órgãos competentes possam tomar pé da situação”, disse Anderson Eloy.
“Todo abusador tem essa imagem de pessoa de bem e ainda costuma ameaçar a vítima ao dizer que ela contar ninguém vai acreditar. Se estiver presenciando abuso, ou esteja com uma suspeita pode denunciar através do disque 100 ou no Whats App do Conselho Tutelar 73 98157 3845 ou no fixo 3531 5574”, comentou Dalila.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias