Ipiaú: Ambientalista cobra das autoridades baianas providências para superlotação nas linhas de ônibus intermunicipais

Rovena Rosa /Agência Brasil

O ambientalista ipauense Emídio Neto, membro fundador do grupo ecológico Papamel, pediu a atuação da fiscalização quanto a superlotação nas linhas de ônibus que trafegam por Ipiaú. Confira:

Age AGERBA

Há alguns anos atrás, discutiu-se estardalhadamente o fim do monopólio das linhas rodoviárias. Seria o fim do domínio de uma única empresa transportando com exclusividade os passageiros e viajantes de uma determinada região.

Isso até pareceu em algum momento que funcionaria. Que nós, passageiros e passageiras, seríamos respeitados e respeitadas. Que pudéssemos viajar com conforto, em ambiente limpo, seguro e com horários regulares.

Ocorreu então o Plano B que não estava explícito, claro, para a população. As empresas, como que num acordo prévio, começaram a comprar umas as outras. E o que seria o fim do monopólio, deu origem a hegemonia, resultou em um novo império.

Quem fiscaliza tudo isso? Quem é a nossa voz para impedir, coibir e punir as empresas de transporte por abusos e desrespeitos contra o consumidor ?

Você entra no ônibus e tem numa parede divisória, logo atras da cadeira do motorista, um cartaz com o nome AGERBA e um telefone 0800. Você já ligou alguma vez para reclamar ? Mas talvez a pergunta mais importante seja, você sabe o que é AGERBA ?

O site da AGERBA, informa que a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, autarquia, em regime especial, vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, foi criada em 19 de maio de 1998, pela Lei n.º 7.314, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.426, de 31 de agosto de 1998.

O site oficial http://www.agerba.ba.gov.br/sobre/ informa ainda que a AGERBA tem como Foco: gestão dos serviços públicos delegados no estado da Bahia, através da regulação e fiscalização. Missão: Promover o equilíbrio nas relações entre o poder concedente, as entidades reguladas e os usuários, visando a excelência dos serviços públicos delegados. E Visão: Ser reconhecida como referencial de excelência em regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados, de forma criativa e inovadora, visando a máxima satisfação dos seus clientes e usuários.

Outra pergunta necessária, é se os membros da AGERBA e SEINFRA, usam o transporte rodoviário intermunicipal, sobretudo do sul e sudoeste baiano e ainda se eles avaliam que estão cumprindo fiel e plenamente com o objetivo primeiro da AGERBA de oferecer aos usuários um serviço público delegado com elevado nível de qualidade;

A realidade da nossa região é que a Cidade Sol retirou vários horários que existiam há anos. como o horário de saída de Itabuna para Jequié das 20 horas e também o que saída de Jequié para Itabuna. Eliminou a função do cobrador, sobretudo nos horários da noite.

Onibus sem banheiro estão fazendo viagens intermunicipais e com superlotação. Ou seja, passageiros em pé e apertados como nem nos metrôs e trens do Brasil se admite mais. A chamada “lata de sardinha.”

Isso eu vivi ontem e acontece todo dia.

Ontem, o ônibus das 18 horas Jequié – Itabuna, no ponto da borracharia do Posto Rocha, quase tinha briga antes de sair, de tão cheio.

Onde está a AGERBA ? Cadê a AGERBA ? Quem é a AGERBA ? Alguém viu por aqui ou aculá ? Todos nós queremos ver a AGERBA agir/atuar.

Emídio Neto é cidadão / Ambientalista / Membro fundador do Grupo Ecológico Humanista PAPAMEL / Técnico em Agropecuária / Licenciado em História


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