Estrada Ibirataia – Gandu: Um problema há décadas sem solução

Parece inacreditável que as fotos nesta matéria mostrem  o estado de conservação de uma estrada cuja obra de recuperação total foi feita há pouco mais de três meses.

Pois esta é a situação atual ( em setembro de 2019 ) da BA-120, trecho Ibirataia – Algodão – Gandu. O assunto já foi denunciado nas páginas do Ipiaú Online em julho, quando solicitamos de representantes políticos da região que fiscalizassem e cobrassem da empresa terceirizada (a Contek Engenharia)  um serviço de qualidade, uma vez que recursos públicos da ordem de nove milhões de reais foram utilizados para a requalificação asfáltica da mais importante via de ligação da região de Ipiaú a BR-101.

Degradação da estrada acontece em situação idêntica a ocorrida há quinze anos: na época já foi inaugurada com buracos

Até o momento não recebemos respostas de deputados ou mesmo da governadoria. Enquanto isso, fica a indignação de moradores, profissionais do transporte caminhoneiros, motoristas de ônibus, agricultores e passageiros que tinham uma esperança de usufruir de uma estrada em boas condições mas hoje notam nova decepção em apenas seis meses ao perceberem que todo o projeto de reforma já sucumbe aos buracos, configurando um enorme desperdício de dinheiro público.

Fotos: Sérgio Henrique Santana Freitas

A situação parece um filme repetido, uma vez que em 2010, durante o governo Wagner, a mesma obra foi feita e destruída em curto espaço de tempo. Naquele momento o Ipiaú Online  também denunciou a situação.

E segue o isolamento da região, para o prejuízo do escoamento da produção cacaueira e trânsito em geral. Continuaremos a ter de percorrer mais 60 kms para ter acesso às BR 101, via Ubaitaba ou até buscar estrada vicinal pela região das Três Barras, em Ibirataia.

A cada  dia que passa, parece mesmo uma questão insolúvel.

Ipiaú Online / Celso Rommel