Economia de Ipiaú balança em tremor causado por nova onda de demissões da Atlantic Nickel

Mineradora Atlantic Nickel em Itagibá— Foto: Reprodução/Atlantic Nickel

Mais uma vez Ipiaú e região deverão sentir o baque de demissão em massa anunciada pela mineradora britânica Atlantic Nickel, sediada no município vizinho de Itagibá.

Em nota divulgada esta semana, a empresa anunciou que 70% dos funcionários de uma empresa terceirizada terão contrato encerrado em abril.

A mineradora informou que o motivo das demissões “é unicamente a queda no preço do níquel nos últimos meses” e ressaltou que a produção não será reduzida.

“O enxugamento do quadro é justamente para que não haja maiores impactos na continuidade das operações”, diz um trecho do texto, que busca afastar rumores quanto ao encerramento de atividades.

A terceirizada em questão tem contrato vigente com a Atlantic Nickel até o próximo mês. Com a decisão, não haverá renovação e apenas 30% do contingente de funcionários poderá ser absorvido.

A mineradora não informou, no entanto, quantos profissionais serão desligados nem qual a empresa terceirizada a ser alvo do corte.

A preocupação que fica é justamente o impacto que uma nova onda de demissões na mineradora poderá causar no comércio local, que ainda se recupera dos efeitos gerados pela pandemia.

Em abril de 2019, ainda no início da pandemia, a mineradora anunciava a sua primeira leva de demissões, gerando inquietação e prejuízos em Ipiaú e cidades vizinhas.

Naquela ocasião lançamos aqui o alerta de que Ipiaú não poderia virar uma cidade dormitório (relembre) e que seria necessária uma ação urgente para que o município não ficasse refém das idas e vindas da mineração, um tipo de investimento que não traz segurança para a economia e ainda tem prazo curto para se encerrar.

Dentre as alternativas figura a instalação do polo industrial de Ipiaú, um antigo sonho da cidade, através da atração de investimentos do setor fabril.

As lideranças de Ipiaú poderiam ainda fazer um golaço ao trazer o empresariado do agro negócio de outras regiões do país e, é claro, redobrar a aposta no cacau, com a indústria do chocolate.

Até que chegue uma nova carta na mesa nesse jogo complicado que é a economia, Ipiaú balança no mais novo tremor causado pela mineração.

Vale sempre a pena lembrar que estamos em ano político, quando oposição e situação certamente vão ter nesse tema um grande debate na busca pelos votos.

Ipiaú Online/ Celso Rommel 


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh