Dentro das suas possibilidades e limitações, a Prefeitura Municipal de Ipiaú prossegue na luta contra o coronavirus. Vem fazendo a parte que lhe cabe na imensidão do combate e resistência. Não tem fugido da luta contra o inimigo invisível que se multiplica pelo mundo numa velocidade estonteante. Enfrenta o vírus e a incompreensão daqueles que buscam tirar proveito político da calamidade.
Enquanto os insensatos bradam suas asneiras, uma boa parte da população mostra-se consciente da gravidade do problema e colabora. Cumpre as determinações dos decretos emergenciais, usa máscaras, lava as mãos, fica em casa, e assim também faz o seu dever na batalha.
Não se pode negar que existem os teimosos, imprudentes que se arriscam na desobediência. A Prefeitura insiste em conscientizá-los.
A prefeita Maria das Graças, a Secretária de Saúde, Larissa Dias, a Procuradora Jurídica, Isabelle Araújo, a Secretária de Ação Social, Nena Costa, juntamente com toda a equipe administrativa do município, vem atuando com precisão, fazendo o possível para minimizar o problema.
Além de adequar as unidades de saúde para os primeiros atendimentos, a equipe juntou forças com o Governo do Estado, para criar um centro de referência no combate aos casos suspeitos do Covid 19 em Ipiaú e região. A unidade foi instalada no prédio da UPA, por um período de seis meses a partir da assinatura do termo de cessão do uso do imóvel, podendo ser prorrogado.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, comprou 10 mil testes rápidos para Covid-19. Com isso será possível colocar o paciente testado positivo em isolamento completo tão logo saia o resultado, diminuindo a chance de disseminação da doença. Prefeitura também investirá no aluguel de uma pousada que servirá para isolamento de profissionais de saúde com sintomas de Covid-19.
Aos feirantes e demais comerciantes do Centro de Abastecimento foram doadas mascaras o mesmo ocorrendo com o pessoal da administração municipal que se encontra em atividade.
Diante do momento emergencial a Secretaria de Ação Social ampliou o numero de cestas básicas e contando com auxilio de colaboradores repassou materiais de limpeza para alguns setores da população carente, instruindo como usá-los no enfrentamento ao Coronavirus. A quantidade recebida não foi suficiente para atender um numero maior de pessoas.
Uma atenção especial vem sendo dada aos contingentes em situação de vulnerabilidade social.
É bom lembrar que a Prefeitura também realiza a limpeza sanitária nas ruas e praças da cidade. A desinfecção dos logradouros é de grande importância para minimizar, se não conter, a disseminação do vírus.
A prefeita Maria das Graças se diz muito preocupada com os abalos que a economia vem sofrendo neste período de exceção, mas assegura que diante do avanço avassalador da pandemia a sua maior preocupação é salvar vidas, garantir a sobrevivência da família ipiaúense. ( José Américo Castro).
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias