
Em 2024, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) registrou 32.201 reclamações contra fornecedores de produtos e/ou serviços no estado.
A maior parte das queixas foi relacionada a serviços financeiros (33%). No entanto, a empresa que liderou o ranking de reclamações foi a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável por um serviço essencial para os baianos: a distribuição de água e o saneamento básico. Os dados foram divulgados pelo Procon-BA em uma publicação no último sábado (15).
No total, foram registradas 5.360 reclamações relacionadas a serviços financeiros, 3.940 sobre serviços essenciais (representando 23,21%) e 2.337 relacionadas a telecomunicações (13,77%). Essas queixas estão incluídas no total de 16.976 reclamações registradas no Cadastro 2024.
A Embasa lidera com o maior número de reclamações: 2.160 registros. Em nota ao jornal Correio, a Embasa afirmou que “os dados extraídos diretamente da plataforma Proconsumidor.gov.br apontam que a Embasa teve 980 reclamações fundamentadas em 2024, representando uma redução de quase 40% em relação ao número de reclamações fundamentadas de 2023”. A empresa também informou que as demandas registradas no Procon foram analisadas e devolvidas à Superintendência e aos clientes para esclarecer possíveis dúvidas.
Confira o ranking das 10 empresas com o maior número de queixas registradas pelo Procon-BA:
1. Embasa – 2.160 reclamações
2. Neoenergia Coelba – 1.753 reclamações
3. Claro – 817 reclamações
4. Casas Bahia | Casasbahia.com | Ponto Frio | Pontofrio.com | Extra.com – 563 reclamações
5. TIM – 539 reclamações
6. Banco Bradesco – 455 reclamações
7. Magazine Luiza – 432 reclamações
8. Vivo – Telefônica (GVT) – 422 reclamações
9. OI – 414 reclamações
10. Banco BMG – 279 reclamações
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