O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) que 115 cidades da Bahia começaram a aplicar as doses da vacina contra a dengue. Segundo o órgão, a aplicação das vacinas começa na primeira semana de fevereiro, em mais de 500 cidades e 16 estados brasileiros.
Entre as cidades baianas que receberam doses do imunizantes estão Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Jequié, Itabuna e Ilhéus. O iBahia entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para mais informações sobre os municípios e distribuição das doses mas, até a publicação dessa reportagem, não recebeu resposta.
Ainda segundo o governo, por causa da baixa capacidade produtiva do imunizante, o país irá conseguir vacinar cerca de 3 milhões de pessoas em 2024. Na lista de prioridades para receber a vacina, estão crianças e adolescentes. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante na rede pública.
Confira abaixo as regiões do Brasil que também começarão a aplicação:
Acre – 11 cidades
Amazonas – 12 cidades
Bahia – 115 cidades
Distrito Federal
Espírito Santo – 20 cidades
Goiás – 134 cidades
Maranhão – 5 cidades
Minas Gerais – 22 cidades
Mato Grosso do Sul – 79 cidades
Paraíba – 14 cidades
Paraná – 30 cidades
Rio de Janeiro – 14 cidades
Rio Grande do Norte – 19 cidades
Roraima – 10 cidades
Santa Catarina – 13 cidades
São Paulo – 11 cidades
Tocantins – 14 cidades
Os critérios de priorização utilizados pelo Ministério da Saúde para a escolha das cidades e dos autorizados a se vacinar foram:
Municípios de grande porte, ou seja, aqueles com mais de 100 mil habitantes, e com classificação de alta transmissão de dengue tipo 2. Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.
Além disso, o governo definiu que pessoas com idade entre 10 e 14 anos serão prioridade para a vacina, uma vez que estão entre o maior número de pessoas internadas pela doença.
A aplicação
Inicialmente, a aplicação da vacina Qdenga, imunizante do laboratório Takeda Pharma, não será em larga escala. Ainda conforme o Ministério da Saúde, o SUS oferecerá 6,2 milhões e doses ao longo de 2024.
Como o imunizante é aplicado em em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas este ano, uma vez que as doses são destinadas a “público e regiões prioritárias”.
As aplicações serão distribuídas ao longo do ano, de acordo com o calendário de entrega das doses pela fabricante, que deve ser a seguinte: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.
A vacina
A Qdenga TAK-003 é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Com isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Ibahia
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias