Pesquisa afirma: consumo diário de bebida provoca câncer em mulheres

Divulgação / Pixabay

Nova pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, Estados Unidos, conclui que “as mulheres que bebem ao menos uma lata de refrigerante com açúcar, todor dia, correm 85% mais risco de desenvolver câncer de fígado, no futuro”.

Autores do levantamento publicaram um artigo, nessa terça-feira (8/8), na revista científica Jama Network Open, afiramndo que “consumir uma ou mais bebidas açucaradas por dia foi associado a uma incidência significativamente maior de câncer e doenças do fígado, além de morte por condições crônicas”.

Os cientistas chegaram a tal conclusão após investigar, durante vinte anos, estatísticas de saúde de 98.786 mulheres norte-americanas na pós-menopausa, com idades entre 50 e 79 anos, inscritas no programa Women’s Health Initiative, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Segundo os especialistas, o estudo é observacional, isto é, não é possível estabelecer uma causa e efeito. “Embora tenha sido identificada a maneira pela qual o consumo de bebidas adoçadas com açúcar estava associada à doença hepática, a ingestão de açúcar está associada à obesidade, ao acúmulo de gordura ao redor do fígado e ao aumento da glicose no sangue, três fatores de risco para o problema”, explicam os cientistas.

 


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh