No inverno, é importante tomar algumas precauções extras para garantir o conforto e a segurança dos animais de estimação. Certifique-se de que seus bichinhos tenham um local quente e protegido do frio, como uma área interna da casa ou uma casinha isolada. Evite deixá-los do lado de fora por longos períodos de tempo em temperaturas muito baixas.
De acordo com a médica veterinária Aline Lima, que atende em Ipiaú, nessa época do ano, com a baixa de temperatura, os pequenos de 4 patas também sentem muito frio. Mas como saber se ele está com frio?
Eles apresentam tremores, temperatura do corpo muito baixa, ficam encolhidinhos e procurando locais quentinhos para deitar e se aquecer. É necessário deixar eles bem protegido colocando cobertas e roupinhas para aquecelos.
Roupas e cobertores podem ser úteis para mantê-los aquecidos durante os passeios ou dentro de casa. Certifique-se de que as roupas sejam adequadas, confortáveis e não restrinjam os movimentos.
“Os cães e gatos que ficam expostos a temperaturas baixas, independente de idade e raça, podem ficar gripados apresentando sintomas como tosse (úmida ou seca), espirros, corrimento nasal seroso (coriza), corrimento nasal purulento, olhos lacrimejando, febre, letargia e dificuldade para respirar” alertou Aline
Embora o frio possa ser desconfortável para alguns animais, eles ainda precisam de exercícios regulares. Mantenha os passeios mais curtos, se necessário, use sapatinhos protetores nas patas para evitar o contato direto com superfícies frias.
Ainda de acordo com Aline, a gripe canina de causa viral, também é conhecida como Tosse dos Canis e cientificamente chamada de traqueobronquite infecciosa canina, é mais comumente causada pelos vírus Parainfluenza e Adenovírus. As formas de transmissão mais freqüentes acontecem pelo contato direto entre cães, mas também pode ocorrer pelo contato indireto, seja pelo ar ou compartilhamento de vasilhas de comida, brinquedos e outros objetos. Vale lembrar que, apesar de contagiosa, a gripe canina não passa para humanos, sendo um risco apenas para outros pets.
No inverno, os animais podem precisar de uma quantidade maior de alimentos para ajudar a manter seu metabolismo e temperatura corporal estáveis. Consulte um veterinário para determinar a melhor dieta e quantidade de alimento para o seu pet.
Para tratar esses sintomas da gripe nos pets, a veterinária indica vitaminas, líquido e repouso em um local bem aquecido, existem medicamentos que podem ajudar a melhorar o quadro clinico do pet para que não vire uma pneumonia.Por isso, fique sempre de olho no seu pequeno, e principalmente, vacine-o para protegê-lo da doença e não ajudar a transmitir e contagiar outros animais., finalizou Aline Lima
Os animais mais idosos podem ter mais dificuldade em lidar com o frio. Considere marcar uma consulta com o veterinário para verificar se eles estão em boas condições de saúde e se há necessidade de cuidados extras.
Lembre-se, cada animal é único, então é importante observar o comportamento e as necessidades específicas do seu pet durante o inverno.
Ipiaú Online / Fábio Rodella
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias