As doenças respiratórias são comuns em crianças e podem afetar seu sistema respiratório, como nariz, garganta, brônquios e pulmões. Algumas das doenças respiratórias mais comuns em crianças incluem resfriados comuns, gripes, bronquiolite, asma e pneumonia.
Os resfriados comuns são causados por diferentes vírus e podem causar sintomas como nariz entupido, espirros, tosse leve e febre baixa. A gripe, também causada por vírus, pode ser mais grave e apresentar sintomas como febre alta, dores musculares, fadiga e tosse persistente.
Segundo a médica pediatra Joana Luisa Cylleno Vieira, com a mudança de tempo algumas pessoas podem apresentar piora dos sintomas alérgicos, principalmente com o clima seco ou frio. “Isso ocorre por uma irritação da mucosa nasal. No outono e inverno temos uma predominância de vírus respiratórios, muitas vezes confundidos com sintomas de alergia, dando a impressão de piora alérgica.
É importante observar os sintomas respiratórios em crianças e procurar orientação médica quando necessário. O tratamento varia de acordo com a doença e pode incluir repouso, hidratação, medicamentos para alívio dos sintomas e, em alguns casos, antibióticos”, alertou.
Perigos dos fogos de artifício
A fumaça dos fogos de artifício pode representar riscos à saúde, principalmente para pessoas sensíveis, como: crianças, idosos e indivíduos com condições respiratórias preexistentes.
“Esse tipo de fumaça fumaça pode ser prejudicial para a pessoa com alergia, pois tem substâncias que irritam o pulmão e pode ser um gatilho para asma e rinite alérgica”, disse.
“Para minimizar os riscos da fumaça dos fogos de artifício, é recomendável manter-se afastado de áreas onde estão sendo queimados, buscar locais com boa ventilação, como espaços abertos, e proteger-se usando máscaras respiratórias adequadas, se necessário”, acrescentou.
Ainda conforme a médica, “é importante considerar alternativas mais seguras e ecologicamente conscientes para comemorações, como fogos de artifício silenciosos, shows de luzes ou outros tipos de entretenimento”.
Ipiau Online / Fábio Rodella
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias