O anúncio do asfaltamento da estrada que liga a sede do município até o povoado da Fazenda do Povo representa uma nova página na história do desenvolvimento da malha urbana de Ipiaú.
Historicamente Ipiaú não tem alcançado uma expansão imobiliária notável desde o surgimento de bairros como o São José Operário e a Vila Irmã Dulce.
O resultado é a concentração populacional que gera falta de casas para aluguel, falta de conjuntos habitacionais e grandes engarrafamentos de veículos no centro da cidade.
Com a pavimentação asfáltica de 10 kms, interligando a BA-650 (saída para Ibirataia) e a Fazenda do Povo, passando por importantes comunidades rurais como a Horta Comunitária e a Fazenda Laurena, a tendência natural é que todo o entorno da estrada pavimentada passe a abrigar novos investimentos imobiliários e estabelecimentos comerciais.
Além de facilitar o escoamento da produção agrícola, a via asfaltada também dará a Ipiaú um novíssimo espaço de ampliação urbana, com a possibilidade de atrair inclusive investimentos externos, com a perspectiva da geração de emprego e renda.
Outra possibilidade, que já é cogitada nos meios políticos, é a de transferência futura de parte do centro administrativo do município para a região, o que serviria como incentivo ainda maior para a urbanização do local.
Assim como Jequié expandiu sua área urbana a partir da implantação da BR-116, no início dos anos 60, Ipiaú pode ter no asfaltamento da estrada para a Fazenda do Povo o seu equivalente, guardadas as devidas proporções.
Celso Rommel / Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias