Drogas, quatro armas de fogo, dezenas de celulares apreendidos, nove pessoas detidas, foram resultados obtidos através da mega operação Esaú e Jacó, realizada em conjunto entre as polícias civil e militar, mobilizando 88 policiais de Ipiaú, com 24 viaturas e o apoio de mais de vinte homens da CIPE durante abordagem no Conjunto Penal de Jequié.
Participando do programa Jornal da Nova, o delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Fernando e o comandante da 55ª CIPM, major Jocevã Oliveira, comentaram a respeito dos resultados da operação que deverá, segundo informaram, continuar.
O alvo principal da operação foi o desmonte de uma organização criminosa responsável por vários atentados de morte acontecidos em Ipiaú e região, evitando que novos homicídios, que estavam planejados, acontecessem neste final de semana.
Conforme o delegado Rodrigo Fernando, a denominação Esaú e Jacó remete a uma história bíblica do livro de Gênesis. Trata da relação entre irmãos gêmeos, que possuíam grande ligação. Segundo a tradição, o filho primogênito, Esaú, tinha direitos exclusivos. Mas o irmão mais novo, Jacó, traçou um plano para enganar o irmão mais velho e comprar o “Direito” deste último. O fato criou uma grande inimizade entre os gêmeos. Esta operação tem correlação na medida em que dois líderes de facção criminosa, que inicialmente atuavam juntos, romperam e deram início a disputa entre si.
A operação culminou com o cumprimento de quinze mandados de busca e apreensão, sendo quatorze em residências localizadas no município de Ipiaú e um deles em celas do Conjunto Penal de Jequié, além de doze mandados de prisão temporária expedidos.
Objetos apreendidos:
Armas de Fogo –
01 – Espingarda Calibre .12
01 – Rife Calibre .22
02 – Revólver .38
20 – Munições Calibre .12
16 – Munições Calibre .22
Drogas
497 gramas de cocaína
1,5KG (kilo gramas) de maconha
Aparelho celular apreendido
24 aparelho celulares
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias