Vilas-Boas afirma que CIB irá discutir antecipação de 2ª dose contra Covid

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, revelou nesta terça-feira (13), em entrevista à TV Bahia, que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deverá discutir a antecipação das segundas doses das vacinas contra Covid-19 na próxima reunião, prevista para ocorrer nesta semana. A data não foi divulgada.

“Essa semana nós vamos ter mais uma reunião na CIB. Estamos discutindo a questão de antecipar as segundas doses das vacinas que estão sendo entregues pelo Ministério, já com a garantia da segunda dose”, disse o secretário.

A discussão sobre o adiantamento do reforço do imunizante foi iniciada depois que um estudo da revista científica Nature apontou que as duas doses das vacinas Pfizer ou AstraZeneca são capazes de neutralizar as variantes delta e beta.

Ainda segundo Vilas-Boas, a Bahia deve receber novas doses de vacina a partir de sexta-feira (16). “Temos a previsão de chegada, na sexta feira, de distribuição para o Brasil de quatro milhões de doses da AstraZeneca. Nós não temos ainda o quantitativo da Bahia, mas gira aí em torno de 7%. São 10,4 milhões de doses para o Brasil durante o mês de julho, dez milhões de CoronaVac. O Brasil vai receber um milhão de doses da vacina da Pfizer. Então para essa sexta deveremos ter um pouco menos de 300 mil doses da AstraZeneca e em torno de 40 mil de Pfizer”, detalhou.