Verão deve atrair seis milhões de visitantes

O verão baiano vai receber mais de 6 milhões de visitantes, representando um aumento em torno de 4,5% em relação à temporada anterior, de acordo com projeção divulgada pela Secretaria estadual do Turismo.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou o crescimento da atividade, em torno do dobro dos números verificados nacionalmente.

Entre as estatísticas nas quais se baseia o secretário, em outubro, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 3,1% frente ao mês imediatamente anterior.

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, o turismo cresceu 1,8% no terceiro trimestre deste ano.

– O índice nacional ficou em apenas 0,8% no terceiro trimestre e 1,5% em outubro. Somente de ICMS, a Bahia arrecadou 1,8 bilhão de reais neste trimestre analisado, o que representou um aumento nominal de 12,7% com o mesmo período do ano passado”, disse o secretário Walter Pinheiro.

A SEI revelou, através do Boletim Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, que o fluxo internacional acelerou 9,5%, mantendo a trajetória de expansão iniciada no 3º trimestre de 2018, que chegou a 9%.

Já o consumo de energia elétrica das atividades características do turismo registrou expansão de 2% neste período, também mantendo a tendência de crescimento do mesmo trimestre do ano passado, de 1,8%.

Os dados completos, como fluxo de passageiros nos aereoportos, estão disponíveis no Boletim de Análise Conjuntural, disponível na nova versão do Observatório do Turismo da Bahia (www.observatorio.turismo.ba.gov.br), lançado esta semana.

A Tarde