Vacina: aplicação da segunda dose em todos os municípios baianos é garantida com chegada de 405 mil doses

O Estado da Bahia recebeu mais 405 mil unidades da vacina contra o Coronavírus da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, destinadas à aplicação da segunda dose em todos os municípios baianos, nessa segunda-feira (3). O Estado recebeu, também, as primeiras 26.910 doses da vacina da Pfizer.

A Bahia possui 30 ultracongeladores em nove cidades polo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer. Esta é uma realidade diferente de outros estados, que concentram a infraestrutura apenas na capital, impossibilitando a imunização no interior por não possuírem equipamentos que chegam a temperaturas de até -86°C.

Os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, e que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, afirmou que a vacina da Pfizer é a que possui maior eficácia protetora hoje no mundo. “Uma vacina que, por um lado, protege mais, pois até com uma única dose ela já garante 80% de proteção. Mas é uma vacina que não pode ser utilizada em pessoas com alergias muito fortes, de modo geral as pessoas chamadas atópicas, que têm alergia a medicamentos, a frutos do mar, alergias múltiplas e reações severas alérgicas”.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Vanden Brouke, ressalta que a Bahia está se sobressaindo na vacinação. “Temos tido uma posição de destaque no número de doses aplicadas em relação ao número de doses distribuídas. Estamos nos mantendo entre os cinco primeiros estados nessa proporção. A Bahia vem acelerando seu processo de vacinação, e agradecemos a parceria de todas as secretarias municipais de Saúde”.

A Tarde



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *