Uso de óculos diminui em até três vezes risco de pegar Covid-19, indica estudo

Estudo publicado por cientistas indianos na semana passada indica que a chance de uma pessoa que usa óculos pegar Covid-19 pode ser até três vezes menor. De acordo com o portal Extra, do jornal O Globo, 304 pacientes foram analisados na pesquisa. Ao todo, 58 usavam óculos, de grau ou de sol. A análise, que foi publicada no site especializado Medrxiv, também aponta que a baixa renda e o baixo índice de educação formal influencia diretamente nas chances de contaminação. Isso se justifica pela falta de uso dos óculos, segundo a publicação. A média de toques no rosto por hora de cada pessoa chega a 23 vezes, de acordo com o relatório, e os olhos são tocados três vezes.

“A transmissão ocorre ao tocar o rosto, nariz, boca e olhos. Tocar o nariz e a boca é significativamente reduzido ao usar uma máscara facial de maneira adequada. Mas usar uma máscara facial não protege os olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção do vírus. O risco do Covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usava óculos do que na população que não usava. Isso pode ser devido a menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos. O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo”, afirma Amit Kumar Saxena, líder da pesquisa.

Na China, outro estudo revelou que um hospital na província de Hubei, epicentro do início da pandemia de Covid-19, tinha apenas 16 pacientes que usavam óculos internados, de um total de 276. Eles tinham miopia e usavam o acessório com frequência.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *