A pesquisa do Instituto IPM Brasil para apontar novidades na disputa pelo cargo de prefeito da cidade de Feira de Santana, encomendada pela Rádio Andaiá FM, foi suspensa pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o parecer da juíza eleitoral Marcele de Azevedo Rios Coutinho, da 156ª Zona Eleitoral, o resultado que seria divulgado hoje (17) apresentou inconsistências por parte da entidade pesquisadora.
De acordo com a decisão, trata-se de uma impugnação com pedido de tutela de urgência “formulado pela coligação O Amor Sempre Vence” em desfavor da IPM Brasil Tecnologia. Alegam os impugnantes que a Impugnada registrou a pesquisa eleitoral BA-01157/2024 em 11/09/2024 com previsão de divulgação do resultado em 17/09/2024 mas que a pesquisa contém vícios que impedem a divulgação do resultado.
O que aponta a decisão:
direcionamento indevido da pergunda P05, com indicação de apoiadores aos candidatos, podendo gerar inluência na resposta, extrapolando a objetividade da consulta;
inserção de pergunta visando avaliação da gestão do prefeito municipal, afastando-se do objeto da pesquisa P08;
inconsistência nos dados referentes ao nível de escolaridade, com aglutinação indevida de dados.
Em caso de divulgação, pode haver pena de multa no valor mínimo de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais). A apresentação para defesa tem um prazo de dois dias.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias