Submarino francês desaparecido por 50 anos é encontrado no Mediterrâneo

O submarino francês “La Minerve”, que desapareceu em 1968 com 52 tripulantes a bordo, foi encontrado na costa de Toulon, no sudeste da França. O anúncio foi feito pela ministra do Exército do país, Florence Parly, hoje (22).

“Acabamos de encontrar ‘La Minerve’. É um sucesso, um alívio e uma proeza técnica. Meus pensamentos estão com as famílias, que esperaram tanto tempo por este momento”, escreveu, no Twitter.

O submarino foi localizado pelo navio americano “Seabed Constructor” a 45 km da cidade de Toulon e a 2.370 metros de profundidade. O mesmo navio, da empresa Ocean Infinity, encontrou em 17 de novembro de 2018 o submarino argentino “San Juan”, desaparecido um ano antes no Atlântico com 44 tripulantes a bordo.

“La Minerve” desapareceu em 27 de janeiro de 1968 a cerca de 30 km de Toulon, sem deixar vestígios. Embora as autoridades tenham iniciado imediatamente uma operação de resgate, não puderam localizar o aparelho. Em outubro de 2018, as famílias das vítimas lançaram um apelo para a retomada das buscas.

Metro 1