É comum se referir à Semana Santa apenas da quinta até o domingo de Páscoa, mas o período sagrado para a religião Católica inicia no domingo anterior. Neste ano, a Semana Santa começou no dia 2 de abril e se estende até o dia 9.
A Semana Santa é uma celebração da Igreja Católica que representa a paixão, morte e ressurreição de Cristo, com algumas tradições no Brasil e em outros países.
É o evento mais popular entre os católicos e simboliza a esperança e a salvação da humanidade.
Alguns fiéis seguem a quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas (após o Carnaval) até o Domingo de Páscoa. Nesse período, há um ritual de orações, além de jejum, retirada da carne vermelha e participação em ações de caridade.
Data
A cada ano, a Semana Santa cai em um dia diferente. A definição da Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira Lua cheia, que ocorre depois do equinócio de primavera/outono. Em 2023, a fase da Lua cheia começou na madrugada do dia 6 de abril.
Domingo de Ramos — Jesus foi recebido em Jerusalém com ramos de palmeiras pelas pessoas;
Segunda-Feira Santa — Jesus é ungido por Maria;
Terça-Feira Santa — Jesus anuncia a sua morte;
Quarta-Feira Santa — traição de Judas Iscariotes;
Quinta-Feira Santa — última ceia de Jesus Cristo;
Sexta-Feira Santa — crucificação de Cristo, considerado feriado religioso nacional;
Sábado de Aleluia — morte de Cristo;
Domingo de Páscoa — ressurreição de Cristo.
O que comer?
Na sexta-feira Santa, dia da crucificação de Cristo, é tradição não comer carne vermelha. A data é reservada para a prática da abstinência. Foi um costume criado em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo na cruz.
Com isso, as famílias costumam se reunir para comer peixes e frutos do mar. Na Bahia, a tradição envolve comer comida baiana.
Qual é o significado da Sexta-feira Santa?
Para os seguidores de Jesus Cristo, a Sexta-feira Santa é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto. E a Páscoa, para os cristãos, celebra a ressurreição de Jesus.
Os judeus, por sua vez, celebram apenas a Páscoa. Chamado também de “Pessach”, o feriado relembra a liberação do povo judaico da escravidão no Egito. Como surgiu a Sexta-feira. (IBahia)
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias