Sesab emite comunicado por conta de surto de doença na China

Imagem de microscópio do vírus sincicial respiratório (VSR) Crédito: CDC/EUA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um comunicado informando que tem acompanhado atentamente o cenário do surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China. A pasta diz que está monitorando a situação por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e tem orientado e reforçado a atuação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Bahia (Cievs). A ideia é deixar os profissionais atentos ao cenário.

Dentre as recomendações, está a orientação para que os profissionais dos núcleos de epidemiologia trabalhem em colaboração com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ajudando na identificação e comunicação de casos suspeitos de infecções repiratórias.

Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu alerta internacional para a doença. O Ministério da Saúde do Brasil já informou que também monitora a situação.

HMPV

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Desde então, o vírus tem sido monitorado. Ele é considerado comum em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda grave que precisem de internação.

Crianças menores de 2 anos são as que mais costumam ter a doença, embora ela possa atingir pacientes de qualquer idade. Atualmente, não existe uma terapia antiviral específica para tratamento do HMPV, nem uma vacina disponível para prevenção da infecção.

Correio24Horas


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh