SENAR possibilitará assistência técnica a 30 propriedades da agricultura familiar em Ipiaú

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú em parceria com o Sindicato Rural de Ipiaú promoveram na última quinta-feira, 19, uma reunião com os agricultores familiares das regiões do Cajueiro e Tingui para apresentação do projeto ATeG Mais CACAU, que é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com foco na dinamização sustentável da cadeia produtiva da cacauicultura, visando impulsionar o crescimento da produção, o aumento da renda, a geração de mais empregos e melhor qualidade de vida do pequeno produtor.

O programa de assistência técnica irá beneficiar 30 propriedades da agricultura familiar voltadas à produção de cacau. O modelo de atendimento da ATeG consiste em uma visita mensal de 4 horas em cada propriedade rural, de forma individualizada, por um técnico de campo especializado.

O produtor recebe esse atendimento gratuitamente por um período de dois anos. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.

Participaram da reunião com os agricultores familiares, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, Poleandro Silva, o Presidente do Sindicato Rural de Ipiaú, Valnei Pestana e o Coordenador Regional do Senar, Mario César Magalhães Dias, a quem coube as devidas explicações a respeito do programa.

Durante o evento Poleandro Silva disse que a Secretaria de Agricultura de Ipiaú tem se esforçado para contribuir com o desenvolvimento da cultura cacaueira neste município e proporcionar uma assistência de qualidade às famílias rurais.

José Américo Castro / DIRCOM Prefeitura de Ipiaú