Secretaria de Saúde de Ipiaú encerra Semana de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas com blitz educativa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), promoveu na manhã desta quarta – feira (14), uma blitz educativa no semáforo do Correios, com o objetivo de orientar e conscientizar os motoristas sobre a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. A ação encerrou as atividades da semana de enfrentamento e prevenção ao uso de ambos.
A Coordenadora e Enfermeira do CAPS I, Liviane Moraes, lembra a importância de alertar os cidadãos dos riscos e de como prevenir o uso/abuso das drogas. “É fundamental que a gente aborde sobre esse assunto com os cidadãos, porque dessa forma podemos fomentar o diálogo e mostrar às pessoas o que elas podem fazer para evitar o contato com as drogas, ou mesmo orientar àqueles que precisam de ajuda,” ressalta.
Liviane destaca ainda, que o CAPS conta com uma equipe multidisciplinar para atender os interessados no tratamento.
Segundo a Secretária de Saúde, Meirinha Alves, a ação alerta as pessoas a prestarem atenção no ciclo em que vive e a observarem se tem alguém que dê indícios que esteja precisando de ajuda.

“Falar sobre esse tema nos faz refletir no comportamento das pessoas que convivem com a gente e nos aponta a direção de onde conseguirmos tratamento. Orientar, falar que o problema existe e não o tratar apenas depois que já acontecer, é a melhor maneira de construir uma sociedade livre do álcool e das drogas, que é um dos principais problemas do nosso país”, alerta.

O evento contou com o apoio da prefeitura municipal, equipe do CAPS, usuários do serviço e familiares, da Secretaria de Saúde, Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde e Polícia Militar.

Rahiana Costa / Dircom Prefeitura