Secretaria de Saúde de Ipiaú convoca para vacinação contra o Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú orienta os pais e responsáveis para vacinar contra o sarampo, as crianças de seis meses a menores de 1 ano.

A estratégia foi definida pelo Ministério da Saúde, visando a prevenção do público infantil, considerando a vulnerabilidade de casos graves e óbitos nessa faixa etária no país. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Assim, além dessa dose que está sendo disponibilizada agora, os responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina deve ser mantida, independentemente de a criança ter tomado a “dose zero”.

Na rotina da secretaria, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e faz-se necessário a apresentação da caderneta da criança. Consulte uma unidade mais próxima de você!

Sarampo

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são febres acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. Rahiana Costa / Dircom Prefeitura