Secretaria de Educação e Cultura inicia Escuta Pública para construção do Plano Plurianual

“Ouvir para Construir” é o tema da Escuta Pública que Secretaria Municipal de Educação Cultura inicia nesta segunda-feira, 5, com o intuito de discutir as demandas da comunidade referente à educação municipal de Ipiaú que embasarão a construção do Plano Plurianual (PPA) para o período 2022-2025. A prefeita Maria das Graças Mendonça determinou que os demais setores da Prefeitura também promovam escutas públicas para que o PPA aconteça da maneira mais democrática possível.

O Plano Plurianual é um planejamento de médio prazo, elaborado a cada quatro anos, que define os objetivos e metas a serem cumpridas pelo governo municipal, através de planos de ações bem definidos, incluindo projetos, atividades, financiamentos, incentivos fiscais, entre outros. A construção do PPA oferecerá subsídios para a elaboração da Lei das Diretrizes Orçamentárias ( LDO) que apontará as prioridades do governo para o próximo ano e orientará a elaboração da Lei Orçamentária Anual.

MODALIDADES
A escuta pública da Secretaria de Educação e Cultura ocorrerá nas modalidades online e presencial, prolongando-se até o próximo dia 15. No modo online a escuta será feita através da plataforma Google Meet até o dia 08 de julho somente para os profissionais da educação divididos por instituição de ensino.

O modo presencial será voltado para toda a comunidade escolar que inclui alunos e pais de alunos, e estará limitado para a participação de até 50 pessoas, obedecendo às recomendações do protocolo de enfrentamento à pandemia, e terá lugar nas seguintes unidades: Escola Edvaldo Santiago, dia 09 ; Colégio Celestina Bittencourt, dia 12; CIEP Altino Cerqueira, 13 de julho; Escola Leovicia Andrade, 14 de julho e Creche Valdice Sales, 15 de julho. A escuta pública presencial acontecerá sempre das 16h às 17h30

A expectativa da secretária de Educação e Cultura, Nancy Miranda, é de que sejam ouvidas centenas de pessoas, estabelecendo assim o aprofundamento da democracia e a participação social como elemento indispensável à gestão pública municipal.

José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom