Rede Municipal de Educação inicia as aulas semipresenciais na próxima quarta-feira (01)


Na próxima quarta-feira, 1 de setembro, acontece a tão esperada volta às aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Ipiaú. De conformidade com o Decreto Municipal nº 6.013 de 22/07/2021 este retorno será no formato semipresencial e escalonado, com revezamento semanal de turmas e cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária determinados pela Secretaria Municipal de Saúde, para que profissionais de educação, alunos e suas famílias se sintam acolhidos e seguros nesse novo momento.

O método adotado combina aulas presenciais e atividades remotas (materiais impressos, livros didáticos, vídeos e demais materiais).

A Prefeitura de Ipiaú instaurou o Comitê Intersetorial de Educação com o objetivo de elaborar e monitorar o Plano de Ação para retorno às atividades presenciais escolares na rede municipal.

O Comitê criado em setembro de 2020 foi composto pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Saúde, Assistência Social, Administração e Infraestrutura, também pela APLB – representação dos professores, Conselho Municipal de Educação, representantes das escolas da rede estadual e privada, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, CMDCA- Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, Câmara Municipal de Vereadores, representantes de pais e alunos e Entidades Civil Organizada.

Os encontros do Comitê, no geral, serviram para preparar o plano pedagógico, bem como permitiu a elaboração e aprovação das normas e protocolos de segurança sanitária.

A vacinação dos profissionais de educação também foi fator decisivo nesse processo. Em Ipiaú os profissionais de educação, (desde o administrativo, passando por professores, motoristas, porteiros, vigilantes e equipe de serviços gerais e merendeira) finalizam o recebimento da 2ª dose no início de setembro, para completar o ciclo vacinal.

A cidade tem hoje mais de 70% da população vacinável com ao menos a 1ª dose da vacina, além disso a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda (31), a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. De acordo com o último boletim, Ipiaú não tem pessoas internadas com Covid-19 e tem apenas 03 pessoas infectadas, que estão em isolamento social.

A Prefeitura de Ipiaú fez a tomada de decisão de todos os pontos necessários em discussão com os atores que compõem o Comitê, assim como a data de 01 de setembro de retorno às aulas que foi decidida de forma horizontal com a APLB.
“Fizemos questão de nos preparar com antecedência prezando pelo retorno seguro e com diálogo com todas as partes que compõem a comunidade educacional e com a sociedade”, afirmou a prefeita.

ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS
O Plano de Ação elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura incluiu intervenções nas escolas com instalação de lavatórios com água corrente, tapetes sanitizantes, dispensers para álcool gel e sabonete líquido. O piso recebeu marcação de distanciamento de um metro entre cada carteira, enquanto nas paredes foram afixados cartazes com os protocolos e recomendações dos procedimentos que devem ser adotados pela comunidade educacional. O uso de máscara será obrigatório, bem como a medição da temperatura corporal dos alunos, professores e demais servidores da educação.

O Plano também contemplou o treinamento dos profissionais de educação quanto ao protocolo sanitário adotado pela Vigilância Sanitária do município. Durante o período de 23/08 a 26/08/2021 ocorreram reuniões dos servidores das áreas pedagógica e administrativa para planejamento das atividades e preparação do acolhimento aos alunos das escolas do Sistema Municipal de Ensino e nos dias 26/08 e 27/08 aconteceu o 2º treinamento sobre as práticas sanitárias para o retorno das aulas semipresenciais para as merendeiras, auxiliares de serviços gerais, motoristas, porteiros e vigilantes.

“Fizemos as intervenções necessárias para adequar as escolas municipais de acordo o protocolo sanitário e para receber os nossos estudantes e profissionais de educação com toda segurança, de modo a garantir as medidas que evitam o contágio pela Covid-19”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Nancy Miranda.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom