Projeto Piloto do retorno às aulas teve avaliação positiva pelos professores da rede municipal de ensino

Na tarde de ontem, quarta-feira, 29, a secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias, esteve reunida com representantes da APLB/ Sindicato-Delegacia Vale do Rio das Contas, e professores da rede municipal de ensino, para avaliar os resultados do projeto piloto de retorno gradativo escalonado das aulas presenciais que vigorou durante 21 dias com a finalidade de analisar e identificar variáveis epidemiológicas e resposta comportamental aos protocolos sanitários aplicados nesse período.

O projeto foi avaliado como positivo, tendo em vista o cumprimento integral dos protocolos. No período da sua aplicação foram verificados apenas cinco casos suspeitos de Covid-19, sendo que os mesmos testaram negativos para a doença. Diante disso, evidenciou-se que o retorno das aulas, em Ipiaú, vem acontecendo de forma segura. Durante a reunião a plateia fez alguns questionamentos que foram devidamente esclarecidos pela secretária Laryssa Dias.

Em seu pronunciamento a presidente da APLB/ Sindicato-Delegacia Vale do Rio das Contas, Tatiana Eça, comentou que o protocolo adotado em Ipiaú está sendo observado por diversos municípios da região. Recentemente a secretária Laryssa Dias apresentou o estudo para toda a Bahia através do programa “Sextou! Na Vigilância”, da Sesab. A secretária destaca que o apoio da prefeita Maria das Graças foi fundamental para a aplicação e o sucesso do Projeto Piloto nas escolas de Ipiaú.

A coordenadora da Vigilância Sanitária do município, médica veterinária Vanessa Fonseca, assegurou que além do trabalho de fiscalização em cada escola, a equipe do órgão buscou orientar estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar, a cumprirem os protocolos indicados no estudo da Secretaria de Saúde.

José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom