Projeto Piloto com a finalidade do retorno às aulas tem início em Ipiaú


Na última segunda-feira, 05, teve início em Ipiaú o Projeto Piloto do retorno gradativo escalonado das aulas presenciais em 7 escolas da rede privada. O Projeto Piloto tem vigência de 30 dias e a participação das escolas no projeto é facultativa, assim como das crianças, que devem ser autorizadas pelos seus responsáveis, e dos profissionais de educação.

Apenas as turmas da educação infantil estão liberadas para participar neste primeiro momento, como aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Educação no dia 15 de junho. Para o ensino fundamental e médio o início do projeto piloto aguarda o deferimento favorável do Conselho Estadual de Educação.

A equipe da Secretaria de Saúde do município composta pela secretária Laryssa Dias, pela coordenadora da Vigilância Sanitária, Vanessa Fonseca e pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Gabriele Prazeres visitou as escolas na abertura do projeto para realizar a vistoria que será periódica para avaliar as condições e os protocolos sanitários; a adesão dos profissionais de educação e entregar o termo de autorização às escolas que aderiram ao Projeto Piloto.

As escolas previamente tiveram a capacitação com base no protocolo sanitário junto a Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto Piloto é um estudo que será realizado com um grupo pequeno que será orientado, treinado e monitorado, e servirá de base para a retomada das aulas presenciais futuramente e foi aprovado

O funcionamento das escolas que aderiram ao Projeto

Com 50% da capacidade total da sala de aula conforme orientação do protocolo de operacionalização das atividades para o retorno às aulas semipresenciais, aprovado pelo Comitê Intersetorial Gerenciamento Municipal, constituído por representações de diversas instituições que atuam no município, dentre as quais a Prefeitura Municipal (através das secretarias de Educação e Saúde), APLB/Sindicato, Ministério Público, escolas das redes pública e privada e outras instituições.

Cada instituição de ensino poderá funcionar apenas com uma turma de cada série da educação infantil.

As turmas funcionarão no período de três horas/dia, de segunda a sexta-feira, em turno e horário à escolha da instituição.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom