Programa AABB Comunidade completa 21 anos de existência em Ipiaú

A Prefeitura de Ipiaú e a Fundação Banco do Brasil estão comemorando os 21 anos de sucesso do Programa Integração AABB Comunidade nesta cidade. O evento comemorativo, iniciado no dia 03 de março, data da instalação do programa, envolve diversas atividades e se estenderá por todo o ano letivo com a participação dos educandos, educadores, familiares, funcionários da AABB, autoridades do município e a população em geral.

Durante esse período serão repetidas experiências exitosas aplicadas junto aos educandos e a comunidade, e realizados passeios-aulas, exposições de fotografias e projetos sociais, além de um culto ecumênico, momentos de homenagens, pronunciamentos nas emissoras de rádio e na Tribuna Livre da Câmara Municipal.

A coordenadora do Programa, professora Celiana Gabriel, informou que dentre os projetos a serem repetidos, possivelmente em locais públicos, constam: “Movimente-se”, “A Arte Brota da Cabeça”, os quais receberam Moção de Aplausos, suscitadas pelo então vereador Josenaldo de Jesus e aprovadas pela unanimidade dos membros do Poder Legislativo; “Nosso Tempo Nossa Arte”, “Brinquedos x Brincadeiras” e “A arte está nas mãos do fazer de cada um”.

Os passeios-aulas terão como destino a Usina Hidrelétrica do Funil (Chesf), dia 06 de julho, e a mineradora Atlântic Nikel no dia 10 de agosto. As demais atividades serão programadas oportunamente.
OUTROS PROJETOS

Ao assumir a coordenação pedagógica do Integração AABB Comunidade, em 2018, substituindo a professora Lourdes Anésia, Celiana Gabriel instituiu o trabalho de projetos por áreas. A partir de então ganhou espaços públicos, para realizar as apresentações, recebendo aplausos da população e o reconhecimento das autoridades.

O projeto “A Copa Acontece no Programa AABB Comunidade”, realizado na Praça Rui Barbosa, chamou a atenção da imprensa regional, merecendo reportagens em emissoras de televisão. Ainda em 2018 o Programa participou do Concurso Agenda 2019, promovido pela FENABB, com o tema: “Mundo virtual: benefícios e consequências”.
Concorrendo com AABBs de outros 240 municípios brasileiros, a representação ipiauense conquistou a sexta colocação na categoria fotografia. No ano de 2019 concorreu novamente a capa da agenda de 2020 e ficou em oitavo lugar. Os dois trabalhos classificados constaram nas agendas que foram mostradas em todo território nacional.

CONVÊNIO

O Programa é viabilizado por um convênio entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, e a Fundação Banco do Brasil, tendo como intervenientes o Banco do Brasil, a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil – FENABB – e a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Essa parceria tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão socioedutiva e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação de educadores sociais.
ANO LETIVO

Desde o dia 3 de maço de 2001, quando foi instalado por iniciativa do então prefeito José Mendonça, o Programa Integração AABB Comunidade já atendeu mais de mil alunos da rede municipal. As atividades são desenvolvidas ao longo do período letivo, três vezes por semana, no contra turno escolar, sendo quatro horas diárias. Os 100 educandos atendidos anualmente são estimulados a participar de práticas em todas as áreas: esporte, arte-educação, complemento educacional, empreendedorismo e ações educativas direcionadas à promoção da saúde e higiene.

INVESTIMENTO

A cada quatro anos a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, garante o custeio de 85, 34% do programa. A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) disponibiliza o espaço físico necessário para a realização das atividades, enquanto a Fundação Banco do Brasil financia todo material permanente, fardamento, material de higiene pessoal e pedagógico, fiscalizando a utilização dos mesmos. O Programa chega a absorver por quadriênio, 1, 5 milhão de reais. Ao assinar a renovação do atual convênio a prefeita Maria das Graças disse da satisfação de colaborar com o programa e comentou que a iniciativa merece ser fortalecida para que mais jovens possam ser atendidos.
CONSELHO DELIBERATIVO

É importante citar que é de fundamental importância para o sucesso do Programa Integração AABB Comunidade, a atuação do Conselho Deliberativo Participativo. O conselho é um espaço de participação democrática e de fiscalização e deliberação sobre ações que garantam a efetivação dos princípios e diretrizes do Projeto Político-Pedagógico do Programa. O Conselho é composto por representações dos alunos, professores, pais de alunos, Coordenadora do Programa, Celiana Gabriel, Presidente da AABB/Ipiaú (Rodrigo Buriti), Gerente da AABB, Josenaldo de Jesus, Gerente do Banco do Brasil ( André Luiz Morais Duarte) e a Secretaria Municipal de Educação, Erlândia Santos Souza.

José Américo da Matta Castro/ DIRCOM Prefeitura de Ipiaú