Professor Albione Souza é destaque na 2ª edição da Festa Literária Internacional de Itacaré

Entre os dias 24 e 26 de outubro, a cidade de Itacaré, no sul da Bahia, se tornará um centro de efervescência cultural com a realização da 2ª Edição da Festa Literária Internacional de Itacaré (FLICARÉ). O evento, que acontece na Praça São Miguel, traz como tema “Do Cacau ao Chocolate: Histórias, Leituras e Oralituras de Itacaré”, destacando a força identitária da cultura cacaueira em uma programação diversificada.

A FLICARÉ oferecerá ao público uma experiência cultural completa, com mesas de debates, oficinas, apresentações culturais, cinema, exposições e espaços dedicados às crianças. A festa literária busca promover diálogos sobre a produção literária e oralidade, com foco nas histórias e tradições da região cacaueira da Bahia, em um cenário paradisíaco.

Um dos destaques do evento será a participação do professor e escritor ipiauense Albione Souza. Mestre em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Albione é autor de obras que exploram a história e a cultura local, como “Os Despossuídos da Terra: Conflitos Sociais no Campo e Representações dos Trabalhadores Rurais na Produção Intelectual de Euclides Neto (1946-1996)”, lançado em 2021, e o infantojuvenil “Cido, o pequeno cidadão”, publicado em 2023.

No dia 26 de outubro, às 16hs, Albione lançará “Cido, o pequeno cidadão” no Colégio Estadual Aurelino Leal. O livro aborda a história de um jovem que descobre a importância de sua comunidade e das tradições culturais de Ipiaú, um município localizado na região cacaueira do Médio Rio das Contas, Bahia.

No dia seguinte, 26 de outubro, às 14h, Albione participará de uma mesa de debate intitulada “Os Caminhos Encantados do Rio de Contas” na Praça São Miguel. O painel contará também com a presença da professora Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti, da Universidade Estadual de Santa Cruz, e discutirá a produção literária e acadêmica no contexto territorial do Rio das Contas. A mediação será feita por Rafael Barros.

Sobre sua participação, Albione comentou: “Minha presença na 2ª FLICARÉ surgiu após a confirmação da minha inscrição para a mesa de lançamento de obras literárias. Estou ansioso para compartilhar ‘Cido, O Pequeno Cidadão’ e discutir o contexto cultural e histórico do Médio Rio das Contas, uma região rica em tradições e histórias.”

A festa literária deste ano promete não apenas evidenciar a cultura local, mas também proporcionar um espaço de integração e troca de saberes em um ambiente acolhedor e de beleza natural. Com uma programação voltada para todas as idades, a 2ª FLICARÉ pretende consolidar-se como um evento cultural de referência na Bahia, celebrando a literatura e as tradições da região cacaueira.

Itacaré se prepara para, mais uma vez, ser palco de encontros culturais, onde a história, a literatura e a oralidade se encontram para reforçar a identidade cultural baiana, “do cacau ao chocolate”.

 

Ipiaú Online / Fábio Rodella


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh