Primeiras doses da vacina contra covid-19 já estão na Bahia

Vacinas que já foram fracionadas e seguem agora pela manhã para o interior

As primeiras doses da vacina Coronavac distribídas pelo Ministério da Saúde para a Bahia chegaram a Salvador por volta das 22h23 desta segunda-feira (18).

As 376.600 doses vieram de um voo partido de Belo Horizonte e irão vacinar cerca de 188 mil pessoas no estado. Recepcionaram a aeronave o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, e o secretario de Saúde de Salvador Leo Prates.

Segundo Vilas-Boas, as primeiras doses foram armazenadas em câmaras frigoríficas instaladas na sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A meta do governo estadual é começar a despachar os imunizantes para os municípios ainda esta noite, em uma operação que deve adentrar a madrugada de terça-feira (19).

Após o processo de conferência e separação das doses, o envio das vacinas para os municípios será feito por sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para as demais cidades.

A primeira pessoa a ser vacinada na Bahia receberá a dose na manhã desta terça, no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. O evento, marcado para as 7h, terá presença do governador Rui Costa e do prefeito da capital baiana, Bruno Reis.

Neste primeiro momento, segundo o governo do Estado, serão vacinados profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19, idosos em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

BN