Primeira etapa da ampliação e requalificação do Centro de Abastecimento será finalizada ainda este mês  

Em julho será concluída a primeira das três etapas da obra de requalificação e ampliação do Centro de Abastecimento de Ipiaú, uma realização do Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. Obra que é um pedido direto da Prefeita Maria das Graças ao Governador Rui Costa, por acreditar no Centro de Abastecimento como um espaço motor também da economia da nossa cidade por acolher comerciantes de várias categorias, produzindo milhares de trabalho direto e sustento para as famílias.

Nesta primeira etapa foram construídos dois galpões, cada um com 2.380 m2, destinados ao comércio de confecções, calçados e artesanatos, assim como aos gêneros hortifrutigranjeiros, produzidos pelo pessoal cadastrado no Programa da Agricultura Familiar. O galpão 4 será exclusivamente utilizado pelos comerciantes cadastrados no Programa de Agricultura Familiar e o galpão 3 será utilizado pelos comerciantes de confecções, revendedores de hortifrutigranjeiros e produtores de artesanato. O galpão 3 que sofreu um incêndio foi reconstruído pois já estava com a estrutura física comprometida atestado por laudo engenharia.

Os dois espaços serão ocupados diretamente por 400 comerciantes assim distribuídos: 150 agricultores familiares e 50 vendedores de lanches, 120 comerciantes de hortifrutigranjeiros, juntamente com 80 comerciantes de confecções, calçados e artesanatos, no segundo espaço.

Nesse primeiro momento, obedecendo ao distanciamento para prevenção a COVID-19, serão colocadas 200 barracas metálicas padronizadas.

Os galpões em conclusão contam com salas para a administração do Centro de Abastecimento, além de 16 banheiros, dois deles exclusivos para portadores de deficiência física, conforme exigência da Lei da Acessibilidade na construção civil.

Concluída esta etapa de ampliação, serão iniciados os serviços de requalificação dos galpões mais antigos onde funcionam os restaurantes, boxes de vendas de cereais, açougues e outros gêneros alimentícios.

José Américo  

Prefeitura de Ipiau/ Dircom