A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 14 pássaros, durante fiscalização de combate à criminalidade na BR-116, em Jequié, no sudoeste baiano.
As aves silvestres das espécies papa-capim, canário-da-terra, patativa golinha e cardeal estavam escondidas dentro de um veículo GM/Astra, conduzido por um homem de 47 anos.
Durante a abordagem foram solicitados os documentos de porte obrigatório para consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF.
Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista minuciosa no veículo foram encontradas os animais aprisionados em apenas gaiolas pequenas, ensejando total falta de cuidados e maus tratos, em ambiente escuro e sem ventilação.
Dada às circunstâncias e após entrevista, o motorista assumiu a responsabilidade pelo tráfico dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte.
Informou ainda que recebeu os pássaros de um amigo na cidade de Poções (BA) e pretendia comercializá-los em Jequié..
Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que trabalha como pedreiro responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente local, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.
Ascom PRF
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias