Polícia Rodoviária Federal (PRF) deram ordem de parada a um caminhão SCANIA do tipo baú, que trafegava no km 931 da BR-116, trecho do município baiano de Encruzilhada.
Durante fiscalização ao compartimento de carga do veículo, os policiais encontraram, 28 aves presas em 04 gaiolas que estavam sujas, com fezes, ensejando que aqueles animais estivessem submetidos a situação de maus tratos, inclusive, um dos pássaros já estava morto.
Os pássaros resgatados são da espécie popularmente conhecidas por cardeal, sofrê, pássaro preto e papa-capim. Questionado o motorista de 48 anos informou que adquiriu os pássaros silvestres na área externa de um posto de combustível em Feira de Santana (BA) pagando a quantia de R$ 300,00 (Trezentos reais).
O condutor não apresentou a documentação exigida por órgãos ambientais para a criação dos animais. Ele responderá na Justiça Criminal com base na Lei Ambiental 9.605/1998. As aves foram encaminhadas ao CETAS em Vitória da Conquista e quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.
Junior Mascote
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias