Preocupados, moradores ironizam e usam bolo para ‘comemorar’ um ano do surgimento de cratera misteriosa em Vera Cruz

Moradores da vila de Matarandiba, que fica na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fizeram, de forma irônica, um bolo para “comemorar” um ano do surgimento da cratera gigante que se formou misteriosamente na região e que cujas causas, até hoje, seguem sem explicações.

A brincadeira, conforme os moradores, foi para chamar a atenção das autoridades e também da empresa multinacional americana Dow Química, que explora a área onde o buraco surgiu. A população da região se sente ameaçada por conta da cratera, que vem aumentando nos últimos meses, e quer que providências sejam tomadas.
O bolo de chocolate usado no ato pelos moradores tinha, na cobertura, uma imagem da cratera. Eles filmaram a “comemoração” com um celular.

Desde que foi descoberta, a cavidade tem aumentado de tamanho. Na última medição feita pela Dow Química no final de fevereiro, o buraco tinha 90,7 metros de comprimento, além de 40,9 metros de largura e 36,4 metros de profundidade. Quando foi descoberta, a cratera tinha 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura.

G1