Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre paciente de Gandu que teria contraído coronavírus em Ipiaú

A Prefeitura Municipal de Ipiaú/BA, através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no dia 04 de abril de 2020, tivemos ciência do Comunicado publicado pela Prefeitura Municipal de Gandu, através das redes sociais, informando quanto a caso Positivo para COVID-19 de um munícipe de Gandu ,e que o referido paciente contraiu a doença no município de Ipiaú.

Mediante tal situação, esta Secretaria foi buscar mais informações quanto ao referido caso. Após investigação, detectamos que se trata de um profissional de saúde que atua no Hospital Geral de Ipiaú(HGI), mas residente no município de Gandu, o qual foi feita notificação e coleta de material pelo próprio município de origem do paciente, sem comunicação prévia à Vigilância epidemiológica do nosso município.

Ressaltamos ainda que o profissional conforme relatado se encontra em isolamento domiciliar há cerca de 07 dias, sendo monitorado pela equipe de saúde do município de Gandu. E que o Hospital Geral de Ipiaú já tem ciência e tem providenciado avaliação dos possíveis contatos do mesmo. Reforçamos que não temos no município de Ipiaú transmissão comunitária, quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com caso confirmado para COVID-19.

Salientamos que até presente data (04.04.2020), registramos 17 casos suspeitos para COVID-19, 01 caso confirmado,05 casos descartados e 11 aguardam resultado de exame a ser emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Lembramos que disponibilizamos o Serviço do DISQUE COVID IPIAÚ através dos seguintes contatos: (73) 99160-2376, (73) 98144-8055, (73) 98231-1014,diariamente, das 08:00 às 17:00 horas, para recebimento de orientações pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Todos nós temos responsabilidade social para ajudar no combate ao Coronavírus.

Dessa forma, salientamos que todas as medidas e esforços tem sido empreendido por parte desta secretaria para evitar a disseminação do vírus no município de Ipiaú.

Ipiaú/BA, 04 de abril de 2020.

Laryssa Andrade Santos Fernandes Dias
Secretária Municipal de Saúde
Decreto 5.515, 16/01/2020