O plano de retomada das atividades comerciais suspensas em Salvador por conta da pandemia será implementado em fases. A gestão municipal planeja anunciar o projeto na terça-feira (30), diz em que vencem prazos de alguns decretos que estabelecem medidas restritivas para o enfrentamento do coronavírus na capital da Bahia.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou nesta quinta-feira (25) que cidade vive o pico de contágio da doença, o que ainda não permite o relaxamento das ações de isolamento social. Porém, a estimativa é que ao longo do próximo mês haja reabertura de novos setores da economia.
“Devemos permanecer nesse platô pelo menos até a segunda e terceira semana de julho. Mas existem alguns dados que são muito positivos no sentido de trazer esperança. Primeiro, estamos com a menor pressão nas nossas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) desde o começo da pandemia. Ontem (24), houve um momento do dia que não tinha um paciente sequer para ser regulado para um hospital. É uma glória, um fato extraordinário. Conseguimos regular mais de 50 pacientes”, destacou ACM Neto.
O prefeito ainda divulgou a informação de que a velocidade do crescimento da taxa de contágio da Covid-19 na capital chegou a 1,9% . “Pela primeira vez tivemos taxa inferior a 2%. Esse talvez seja o dado mais importante, olhando para frente”, comemorou o gestor.
A taxa de ocupação de leitos em Salvador nesta quarta-feira (24) era de 80% das vagas de UTI e 75% das clínicas. A meta da Prefeitura é reduzir esse dado para menos de 70%.
“Não há como relaxar e nem achar que as coisas foram superadas porque ainda temos algum tempo pela frente para vencer. Mas o que há duas semanas só eram indicativos complicados, hoje começamos a ter resultados positivos, o que nos dá perspectiva de, com muito cuidado e protocolo, começar a retomar algumas atividades a mais ao longo do mês de julho. Estamos vencendo o coronavírus”, assegurou o prefeito.
BN
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias