Prefeitura de Ipiaú segue trabalhando firme no combate a dengue em mesmo em meio a pandemia de coronavírus

A Prefeitura de Ipiaú está comprometida no combate ao coronavírus e continua empregando esforços contra o mosquito da dengue mesmo em meio a pandemia.

Desde o início do ano fase em que a estação favorece a proliferação do mosquito a Secretaria de Saúde realiza medidas para eliminar o aedes aegypiti somando-se a isso as ações educativas com a população.

A equipe de endemias está de forma contínua nas ruas e visitando as casas, mas apenas adentrando aquelas que tem acesso lateral para o quintal conforme protocolos de saúde vigente motivado pela pandemia. Nas casas que não há esse acesso, e também onde residem pessoas do grupo de risco os agentes fazem a ação educativa.

De janeiro a março mutirões de limpeza foram realizados com apoio da população para eliminar os depósitos de criadouros do mosquito nos bairros que apresentam maiores índices de infestação.

No mesmo período, nas salas de espera dos Postos de Saúde os trabalhos dos agentes de endemias era realizando as palestras e outras ações educativas como a que ocorreu no stand no bairro Irmã Dulce no mês de março, além de panfletagens nos semáforos buscando conscientizar a população do seu papel no enfrentamento.

A Prefeitura de Ipiaú solicitou e o Governo do Estado respondeu positivamente cedendo três veículos e seis profissionais para realizar a dedetização com o fumacê, a ação foi realizada durante 15 dias no mês de maio em vários pontos da cidade.

Ainda assim, a Prefeitura de Ipiaú somou utilizando o fumacê em bomba individual em locais com maior número de infestação. Quando há essas ações é importante que os moradores abram portas e janelas para atingir o maior número de mosquito.  O fumacê é uma ação efetiva de combate, no entanto ele mata o mosquito adulto, por isso, é necessário o cuidado diário nas casas para impedir a proliferação dos ovos do mosquito.

De acordo os dados da Vigilância Epidemiológica da cidade os bairros Constança, Euclides Neto e Bela Vista são os bairros mais acometidos pela infestação na cidade no momento, que está em 3,3% considerado um risco médio. Em junho Ipiaú teve notificado 45 casos suspeitos de dengue.

Gabriela Prazeres, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica convoca os moradores de Ipiaú para se juntar nesse combate também. “Peço que não relaxem quanto a dengue. Adotem as medidas, como não deixar água parada, vedar todo e qualquer reservatório de água, fazer a limpeza do quintal e das calhas”.

Jennifer Bomfim

Prefeitura de Ipiaú/ Dircom