Prefeitura de Ipiaú renova convênio com o Programa AABB Comunidade

O Programa AABB Comunidade retorna com suas atividades na próxima quinzena, seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool 70%.

As atividades vão acontecer no contraturno escolar, às terças, quartas e quintas-feiras. Para quem quer fazer parte do programa a Secretaria de Educação e Cultura irá informar data de inscrição posterior ao dia 04 de setembro quando os alunos que já fazem parte do AABB Comunidade podem se matricular até às 11h30.

Recentemente a prefeita Maria das Graças Mendonça renovou por mais quatro anos o convênio com este programa da FENABB (Federação Nacional das AABBs) que tem como finalidade primordial a complementaridade escolar e a inserção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oriundas da rede municipal de ensino.
Uma centena de estudantes, na faixa etária de 6 a 15 anos, será atendida pelo programa que foi criado pela FENABB (Federação Nacional das AABBs) e implantado nesta cidade, no ano de 2001, durante a gestão do ex-prefeito José Mendonça.

O ato da assinatura do novo convênio foi realizado no gabinete da prefeita Maria das Graças, onde também estavam presentes o presidente da AABB-Ipiaú, Rodrigo Buriti, a secretária municipal da Educação, Nancy Miranda, e a coordenadora pedagógica do programa, Celiana Gabriel. Na ocasião foi apresentado um esboço do cronograma de atividades do programa para a nova temporada. Para quem já é aluno do programa as matrículas estão abertas até 04/09 ás 11h30.

 

RECEPÇÃO
Na semana passada, de 23 a 27 de agosto, foram trabalhadas atividades sócio emocionais com os cinco educadores que atuarão no programa, esclarecendo o papel dos mesmo na recepção aos alunos e os protocolos a serem adotados no espaço de atividades, no clube da AABB, na cozinha e no transporte dos estudantes que participarão do programa. ”

Desde o último dia 13 de fevereiro, estamos nos reunindo na modalidade online com o propósito de realizar discussões e estudos sobre vários temas pertinentes à nossa prática pedagógica e assim construímos o cronograma de atividades para o ano de 2021”, informou a coordenadora Celiana Gabriel.

OFICINAS E PROJETOS
Promovendo o protagonismo e transformando vidas, o programa realizado na sede da AABB no município, oferece oficinas de complemento educacional, práticas esportivas (natação, futebol, Futsal, jiu-jitson, dentre outras modalidades), artes plásticas, artes cênicas, artesanato, fotografia e outras ações educacionais que favoreçam a inclusão e ampliem a consciência cidadã.

Ao assumir a coordenação pedagógica do programa, em 2018, substituindo a professora Lourdes Anésia, Celiana Gabriel instituiu o trabalho de projetos por áreas. A partir de então ganhou apresentações em espaços públicos, recebendo aplausos da população e o reconhecimento das autoridades.
O projeto “A Copa Acontece no Programa AABB Comunidade”, realizado na Praça Rui Barbosa, chamou a atenção da imprensa regional, merecendo reportagens em emissoras de televisão. Ainda em 2018 o programa participou do Concurso Agenda 2019, promovido pela FENABB, com o tema: “Mundo virtual: benefícios e consequências”.
Concorrendo com AABBs de outros 240 municípios brasileiros, a representação ipiauense conquistou a sexta colocação na categoria fotografia. Os três trabalhos classificados constaram da agenda que foi mostrada em todo território nacional.
Outros projetos que obtiveram amplo sucesso foram: “A Arte Brota da Cabeça”, com o objetivo de divulgar a beleza da mulher negra e sua contribuição para o desenvolvimento social e político do pais; “Movimente-se” que beneficiou usuários da pista de caminhadas localizada na Praça de Eventos; “Muros que Falam”, o qual consiste na criação de painéis com obras de arte que embelezaram alguns pontos da cidade, incentivam a criatividade e transmitem mensagens da atualidade.
COLCHA DE RETALHOS
Também teve repercussão nacional o projeto “Colcha de Retalhos”, desenvolvido para os educandos do programa estarem fazendo algumas atividades pedagógicas, a exemplo de leitura, escrita e interpretação, desafios matemáticos, artes plásticas e manuais, jogos e brincadeiras durante o período da pandemia. As atividades propostas foram enviadas através do WhatsApp de um familiar do aluno e contemplaram temas, como prevenção ao coronavírus; mensagens de fé e otimismo; concentração e muito mais. Este projeto encerrou o último quadriênio.
A FENABB (Federação Nacional das AABBs) criou o Programa Integração AABB Comunidade, que abriu as portas das AABBs para crianças e adolescentes em risco social das comunidades onde estão inseridas, ocupando, assim, espaços ociosos das Associações. Em 1997, o Programa ganhou força e a parceria da Fundação Banco do Brasil.
José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom