A Secretaria de Saúde de Ipiaú, com apoio do Grupo Nova Vida, deu início a campanha do “Julho Amarelo” que objetiva alertar e conscientizar a população para a prevenção às hepatites virais, sífilis e HIV. A campanha é voltada para a população em geral e dará maior ênfase para as pessoas que fizeram cirurgias, transplantes ou receberam transfusão de sangue, além daquelas que têm tatuagens e piercings. Os usuários de drogas também fazem parte do público alvo.
No decorrer deste mês diversas ações serão realizadas nas unidades de saúde do município onde estão sendo disponibilizados testes rápidos, além do oferecimento de vacinas, preservativos e trabalho de educação em saúde. No dia 17 (sexta feira) as atividades serão concentradas no Centro de Abastecimento, local em que se encontra instalada a feira livre da cidade. Onde será realizada uma ação de Vigilância em Saúde com objetivo de promover e prevenir ações de saúde para esta categoria de trabalhadores e conseqüentemente para a população que consomem seus produtos.
Na oportunidade ocorrerá a distribuição de máscaras orientações sobre a importância da sua utilização para o enfrentamento ao novo coronavírus. Também estão programadas blitz educativas nos semáforos da Praça do Cinquentenário e Rua Juracy Magalhães, com a distribuição de panfletos informativos sobre a doença.
No país, milhões de pessoas são portadoras do vírus da hepatite tipo B e C e não tem conhecimento disso. Um exame simples e gratuito pode salvar vidas. A testagem rápida é importante para identificar a doença, o tipo de hepatite e definir a forma do tratamento a ser feito. O médico hepatologista Marcelo Costa estima que 2% da população de Ipiaú tenha hepatites virais.
“As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas e que podem evoluir para o quadro crônico se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas”, esclarece José Vaz, membro do Grupo Nova Vida de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais e presidente do Conselho Municipal de Saúde.
“Hepatites virais têm cura. Faça o teste. A Secretaria da Saúde chama atenção para a campanha “JulhoAmarelo” e a importância de manter a população informada sobre a doença que causa inflamação no fígado e até câncer”, acrescenta Michele Calheira, Coordenadora da equipe de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Existe vacina contra a hepatite B e ela está sendo oferecida nas unidades de saúde do município, entretanto não existe para a Hepatite C, a qual pode ser evitada com facilidade. Para prevenir, basta não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes destaca a enfermeira Gabriele Prazeres, coordenadora Vigilância Epidemiológica do município.
José Américo Castro/Dircom
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias