Prefeitura de Ipiaú realiza a entrega do Plano Plurianual 2022 – 2025 a Câmara de Vereadores

Nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Ipiaú entregou à Câmara de Vereadores o PPA – Plano Plurianual do município que rege o período de 2022 a 2025. O vice-prefeito Cezário Costa, representando a prefeita Maria das Graças Mendonça, juntamente com o secretário de Planejamento e Administração, Sandro Gomes, fizeram a entrega do documento ao presidente da Câmara de Vereadores, Robson Moreira.

O PPA apresentado é o resultado dos estudos realizados pelas secretarias municipais, e consulta pública que foi realizada de 17 de junho a 18 de julho deste ano de forma virtual. Agora o documento segue para aprovação na Câmara Vereadores e na sequência será sancionado pelo executivo municipal.

“É fundamental ter uma lei que aponte para qual direção o gestor pretende levar nosso município, permitindo que este cresça de forma próspera, sustentável e ordenada”, disse Robson Moreira, presidente da Câmara de Vereadores.

O PPA é um importante instrumento da Administração Pública e planejamento governamental, definido na Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB de 1988, e na Lei Orgânica do Município de Ipiaú- BA nas quais estão estabelecidas as diretrizes, os objetivos e as metas a serem cumpridos no período de quatro anos.

O secretário de Planejamento e Administração, Sandro Gomes, destaca que o “PPA tem o papel de detalhar as ações do poder público municipal para o quadriênio e mostra um rumo para as quatro próximas leis orçamentárias anuais (LOA), conforme a prioridade das ações previstas, que deverão ser distribuídas ao longo deste período”.

A prefeita Maria das Graças, destaca que o plano representa muito para o futuro do município. “É de suma importância a união dos esforços entre a Sociedade Civil e o Governo Municipal para que esse documento se torne um efetivo instrumento de construção de cidadania e progresso para os ipiauenses, atendendo as necessidades para construir uma cidade cada vez melhor.

O PPA preparado pela Prefeitura de Ipiaú adotou uma metodologia, cujas referências são as inovações, atualmente adotadas, pelo Governo Federal e Governo do Estado da Bahia, que têm como objetivo principal fortalecer a dimensão estratégica do PPA, privilegiando o foco e a estratégia, orientando a programação orçamentária. O que permite aperfeiçoar o processo do planejamento governamental, bem como contribui para otimização dos recursos públicos escassos do município. O Plano segue três eixos estruturantes: Qualidade de Vida, Ipiaú Mais Desenvolvida e Sustentável e Gestão Pública Mais Moderna e Eficiente.

O vice-prefeito Cezário Costa, observa que o PPA concretiza o plano de governo. “Isso nos traz segurança para executar todas as ações que dispomos voltadas para uma gestão pública eficiente e para o desenvolvimento da cidade”.

ASCOM PMI