Prefeitura de Ipiaú promove novas ações em favor da agricultura familiar


A Prefeitura de Ipiaú por intermédio da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) tem dedicado uma atenção especial às comunidades do campo, sobretudo ao pessoal da agricultura familiar. Com este intuito tem viabilizado uma série de ações voltadas ao incentivo e desenvolvimento do setor.

Recentemente foi promovido um encontro entre os agricultores familiares da região do Cajueiro e técnicos da Cooperativa do Trabalho da Região do Sudoeste da Bahia (Coopersuba) com o objetivo de fortalecer a atividade nessa comunidade produtiva.

O evento contou com a presença da técnica de campo Indiana Melo que apresentou às agriculturas locais o projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural para Mulheres – ATER Mulher-.

Na ocasião as participantes tiveram a oportunidade de discutir os potenciais produtivos e os recursos existentes na região em que vivem, além disso, puderam conhecer algumas experiências realizadas em outras áreas do município.

O projeto ATER Mulher já contempla 90 produtoras rurais que trabalham com agricultura familiar em Ipiaú, estimulando o acesso ao mercado institucional e a formação de cooperativas familiares e outros empreendimentos coletivos.

LINHAS DE CREDITO
Outra ação promovida pela SEMA na região do Cajueiro foi a realização de uma palestra proferida pelo assessor de microcrédito rural do Banco do Nordeste, Magno Novaes, tendo como foco a oferta de linhas de crédito pelos programas “Agroamigo Mais” e “Agroamigo Crescer” , voltados para a atividade agropecuária.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva considera que os créditos auxiliam os produtores no desenvolvimento do negócio e podem ser investidos em várias melhorias e adiantou que a SEAMA continuará buscando apoio junto aos órgãos parceiros para viabilizar novos programas que beneficiem o homem do campo.

José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom