Na manhã deste sábado (11), a prefeita Laryssa Dias, acompanhada pela coordenadora da Defesa Civil, Thainá Trindade, visitou pontos estratégicos da cidade para avaliar os impactos causados pelas chuvas que começaram na sexta-feira (10). Ruas da Granja, as do bairro ACM e também a Sidcley Batista Borges, no bairro Nova Conquista, foram algumas das ruas visitadas.
Esta é uma ação conjunta da gestão municipal para identificar avanços e definir medidas prioritárias para resolver os problemas causados pelo alto volume de água.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de mais chuvas até o dia 15 de janeiro. Na sexta-feira, uma chuva intensa de 110mm, registrada em cerca de uma hora, resultou em 5 ocorrências atendidas pela Defesa Civil. Foram três chamados no bairro Constância; um no Centro e outro no bairro Lauro de Freitas. Sem desalojados.
Os casos envolvem alagamentos em ruas e casas. Sem desalojados. “Estamos trabalhando para minimizar os impactos. O projeto de macrodrenagem que a gestão irá implantar será fundamental para resolver esses problemas de forma definitiva, assim como foi no ACM”, explicou Thainá Trindade. Ruas Dois de Dezembro e da Granja foram alguns dos locais que não alagaram, como era de costume. Sinal do avanço na infraestrutura devido a instalação e manutenção das micro drenagens.
“Nossas equipes seguem mobilizadas para atender às demandas da população. Já observamos avanços em áreas que antes sofriam constantemente com alagamentos, mas o compromisso da gestão é continuar trabalhando para solucionar os problemas em toda a cidade”, afirmou a prefeita.
A Defesa Civil realizará uma reunião com os setores técnico e operativo para reforçar o planejamento e melhorar a resposta às emergências.
A Prefeitura também reforça a importância de a população não jogar lixo em locais inapropriados ou fora do horário de coleta, pois o acúmulo de resíduos pode agravar os problemas de drenagem durante as chuvas.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone/whatsapp (73) 99103-0831 ou pelo Corpo de Bombeiros, no número 193.
Texto e fotos: Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias