Depois da indignação gerada na comunidade de Caraíva, distrito do litoral Sul de Porto Seguro, o Grupo Boticário retirou do ar, ainda na quinta-feira (11), a nova campanha de marketing da empresa. Intitulada “Floratta Romances de Verão – Intensas em Caraíva”, a campanha mostra as influenciadoras Duda Riedel, Julia Tedesco e Laura Brito como três amigas solteiras em busca de um amor de verão, no que parece ser um reality show.
A retirada dos vídeos das mídias atende à solicitação feita por moradores e empresários de Caraíva, que emitiram uma nota de repúdio contra o Grupo Boticário.
“Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história”, informou, em nota oficial, o Grupo Boticário.
A empresa ressaltou, na nota, que admira e respeita as belezas naturais de Caraíva. “Lamentamos o desconforto causado aos membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.”
INDIGNAÇÃO DA COMUNIDADE – Em nota de repúdio, o Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC), a Associação do Nativos de Caraíva e a Associação Empresarial Caraíva (AEC) manifestaram “espanto, surpresa e descontentamento” pela ação criada, “que vai de total desencontro com as tradições e culturas locais do vilarejo de Caraíva”.
As entidades comunitárias explicam, na nota, que Caraíva é protegida pelo Instituto Nacional do Patrimônio e Histórico Nacional (IPHAN). Além disso, por estar dentro de uma área do Parque Nacional do Monte Pascoal e dentro de uma área de Reserva Extrativista (RESEX), também é protegida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBIO).
Conforme a legislação vigente, para a realização de qualquer evento, principalmente se tiver geração de imagens, é obrigatório solicitar autorização da comunidade e dos órgãos competentes mencionados, fato que não ocorreu.
O ICMBio informou estar apurando o caso e que, caso alguma irregularidade seja comprovada, irá atuar os responsáveis nos termos do Artigo 88 do Decreto 6.514 de 2008.
Radar News
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias